terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Um desafio adiado"

Em Agosto não tive possibilidades de ir ao Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos (O que treinei para essa prova). Nesse dia decido ir ao encontro de nova aventura: Grande Trail Serra D`Árga (GTSA).

Começo por efectuar a planificação. Outubro seria um mês de loucos: Alqueva, Meia de Ovar, Maratona do Algarve, Red Cross Trail e o grande objectivo: GTSA.

Os treinos foram respeitados, as etapas semanais cumpridas, até que entro na última semana, altura em que uma virose aproveitou as defesas em baixo e atacou-me fortemente. A planificação continuou, mas as noites eram mal passadas (com muita tosse), ponderei mesmo não ir ao GTSA.
 Chegou entretanto a casa, na passada semana,  o convite para o almoço de aniversário do meu pai, no dia 23 de Outubro. Iria a minha esposa e os meus filhos, eu, com os Amigos de Miranda do Corvo, rumariamos ao Norte do país.

Dia 22 de Outubro
No sábado sentia-me muito bem. Fiz uma caminhada e tinha as melhores sensações. Após o jantar preparo cuidadosamente o material, antes de dormir. De noite voltou a tosse, levantei-me e fui para a casa de banho para não perturbar. Depois ainda consegui algum repouso.

Dia 23 de Outubro - Dia do GTSA
Pela manhã lá fomos para a partida. Tudo normal. Pelas 8 horas o sino entoa o "adeus" à Nossa Senhora de Fátima. Serrei os olhos e agradeci à virgem Maria. Seguiram-se oito badaladas, antes de partir.Parti mais atrás e não forcei na parte inicial pois a inclinação era acentuada. Comecei a correr aos 3 km e quando chego ao abastecimento dos 10Km dizem que estou a 10 minutos dos primeiros. Faltavam 32, havia que recuperar. Aumentei o ritmo com um grupo de experientes atletas, parecia o ideal para fazer a Maratona. Continuamos a correr,  aos 15km (zona do rio) um dos voluntários diz que vamos a cerca de 5 minutos da frente da corrida. Estamos a recuperar, pensei. Aos 20 km rolávamos bem e com coragem para enfrentar a parte mais dolorosa, faltavam 22 e estávamos agora a cerca ce 3 minutos da liderança.
- Por aqui, parem, disse um elemento da organização -  pensava que era mais um controlo.
- Terminou. Não há condições…
Impedidos de continuar, fomos para o abastecimento conversar. Entretanto gelei. Aproveitei o transporte de carrinha, com o grupo que me acompanhava, para o local da partida. Precisava urgentemente de um banho quente.
Não foi o que aconteceu. Foi gelo pelo corpo abaixo. A tosse aumentou, agasalhei-me e fui para o carro, aguardando a chegada dos companheiros de jornada.
Regressei a casa, pelas 18 horas, já estava na festa de aniversário do meu pai.
Agora resta-me descansar, como o meu amigo da foto.

7 comentários:

JoaoLima disse...

Frustrante! Para o ano é que é!

Um abraço

joaquim adelino disse...

Mota, todos ficámos tristes pelo que aconteceu, imagino a vossa decepção, eu ia em último e custou-me abandonar aquilo mas foi prudente a decisão tomada. Sempre temos a possibilidade de voltar e terminar aquilo que agora ficou a meio.
Um abraço.

Jorge Branco disse...

Na montanha manda a montanha! Temos que saber respeitar isso se queremos cá estar para contar como foi!
Par o ano vai haver mais e tudo vai ser diferente.
Abraço

Jorge Branco disse...

Na montanha manda a montanha! Temos que saber respeitar isso se queremos cá estar para contar como foi!
Par o ano vai haver mais e tudo vai ser diferente.
Abraço

mariolima52 disse...

Luis

Pelo que li não havia condições para continuarem em segurança. O Homem põe e a natureza dispõe.

É frustrante mas mais vale assim. Pró ano voltas a atacar a Serra e se calhar em melhores condições que essa tosse que pouco descanso te deu.

Abraços!

João Paulo Meixedo disse...

De facto, quando te vi entrar no carro e desaparecer ainda antes do almoço, percebi que ias muito agastado. Agora percebo melhor porquê, mas fico satisfeito em saber que te conformaste e que, como todos, entendes que mais incomodado deveria estar o Carlos Sá.
Aquele abraço e até daqui a uma semana e pouco.

Vitor disse...

A grande aventura que ficou por concretizar, para ano e a desforra! que pro ediçao juntarei a vocês!
Ate domingo na invicta
Grande abraço