domingo, 5 de dezembro de 2010

25ª Edição da Maratona de Lisboa

Vasco Azevedo, do SC Lamego, ganhou hoje a 25.ª edição da Maratona de Lisboa, sagrando-se campeão nacional da especialidade.

O atleta de Lamego já havia ganho a prova em 2007 e 2009, ultrapassou o russo Yuri Vinogradov (que viria a cair para o 6.º lugar) aos 29 km, ganhando com 2:23.09 horas, um tempo que se explica pelo forte vento e pela elevada humidade que se fez sentir em Lisboa.

No sector feminino, a vitória na prova foi para a russa Marina Kovaleva, com 2.42,40 horas, quase 14 minutos de vantagem sobre a sua compatriota Ekaterina Shlahova. A primeira portuguesa foi Ana Vieira (Zona Alta), com o tempo oficioso de 3.32,01 horas, conquistando então o título de campeã nacional.

50 Maratonas para o Amigo Valentim
José Valentim - A liderar como dorsal 50

Conheci o José Valentim num treino comemorativo do aniversário do Carlos em Peniche, era então aspirante a maratonista e lá estavam também o José Neto e o José Pajinha, elementos que frequentemente encontramos juntos nas corridas. Foram deles os primeiros conselhos e com eles efectuei o meu primeiro treino longo.

Hoje gostei de os ver a terminar mais uma Maratona e de assistir à merecida homenagem que a organização lhes prestou.

A Maratona é a Maratona...
Correr a Maratona significa muito para mim. Gosto de a preparar e de a correr.
Depois de tudo o que passa na prova, alcançar e correr aquele último mágico quilómetro é algo único, mas tão bem descrito pelo companheiro Jorge Branco na abertura do seu Blogue.

Para Lisboa contei com a ajuda da família. Foi em casa da família Ferreira/Mota que jantei e confraternizei no serão da "Prova Rainha".

No dia da Maratona o primeiro a levantar-se foi o Francisco, meu cunhado, que preparou o “pequeno-almoço do Maratonista”. A Minha irmã também fez questão de nos acompanhar e motivar para os 42 quilómetros.

Já em Lisboa aqueci com o Joaquim Adelino e depois de cumprimentar os Amigos, lá parti para a minha 11ª Maratona, com o dorsal 11 e que terminei no 13º lugar da Geral.
"No último quilómetro"

Aproveito para agradecer a todos os que entusiasticamente me apoiaram, antes, durante e após a prova e assim me ajudaram a vencer a distância. Um grande abraço para todos.


Classificações da 25ª edição da Maratona de Lisboa

17 comentários:

CCD Alvitejo disse...

Hoje quero ser o primeiro a felicitar-te por mais um excelente resultado na mitica distância da Maratona. Boa recuperação. Um abraço do amigo João Fortunato (Alvitejo)

Vitor disse...

Parabéns Luis mais uma Maratona realizada.
Que pena só ter visto no decorrer da prova, ias muito bem como sempre mesmo em condições climatéricas desfavoráveis.
Tenho que agradecer Susan, Mariana e Luís Carlos pelo incentivo tanto Areeiro como na minha chegada, que não consegui agradecer pessoalmente, obrigado bjs e abraços.
Boa semana e óptima recuperação
Vemo-nos na São Silvestre Lisboa
Grande abraço
Vitor

carlos alves disse...

BOA NOITE,LUIS MOTA.
A EQUIPA DE ATLETISMO DO BOVISTA DO PICO-AÇORES,POR ESTE MEIO QUEROS TE DAR OS,MAIS SINCEROS PARABENS PELA A TUA EXELENTE PROVA NA 25ªMARATONA DE LISBOA.

SAUDAÇOES DESPORTIVAS.

Rui disse...

Grande Mota, que mais haverá a dizer senão: Parabéns Campeão!

1 abraço
Rui Sousa

SV Clothings disse...

Luis... Por 2 vezes vi passar, e por 2 vezes vi o campeão que és. não muitas palavras, apenas a mais importante.." Parabéns".

Em relação ao Valentim... 50 maratonas, uma mão cheia de ultras, nos 4 cantos do mundo. deixo 2 temas que pos no meu blogue sobre ele...

http://aminhacorrida.blogspot.com/2008/08/minha-8-ultra-maratona-jos-valentim.html

http://aminhacorrida.blogspot.com/2008/08/minha-8-ultra-maratona-jos-valentim.html

Anónimo disse...

Parabéns grande Luís! 11 da geral na maratona que feito!És o Homem do Quénia de Portugal em várias distancias. Sou 1 grande admirador das tuas qualidades como atleta e ser humano sempre disponível para todos aqui te deixo uma frase sobre o teu empenho e dedicação. "O milagre não é teres terminado, é teres tido a coragem de começar”. As dificuldades superam-se uma de cada vez e no final, deixamos de ser corredores. Seremos maratonistas. Espero também para o ano treinar para a minha 1ª maratona. Grande abraço para toda a família... ESTAREI NA SÃO SILVESTRE EM LISBOA. RUI LIMA

Fernando Andrade. disse...

Parabéns Luis Mota.
Foi, mais uma vez, uma maratona brilhante.
És o orgulho do "clube blogueiro".
Grande Abraço.
FA

V. Ferreira disse...

Grande Luis, parabéns.
Não páras, és um fenómeno.
Boa recuperação.
O Laminha espera-te...
Um abraço

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
A Maratona tem uma essência imaginável em que todos corredores correm em busca de suas superações, esse Vasco Azevedo e a Russa Marina fizeram um bom tempo, também lhe parabenizo pela sua 11a maratona concluída mandou também super bem.
Muito legal por parte da Organizacao em prestar essa homenagem ao corredor Valentim e que coincidência com seu número hein campeão...Mais uma vez parabéns e continue mantendo o foco.

Boa semana e bons treinos,

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

MPaiva disse...

Luis,

Muitos parabéns por mais uma maratona de grande nível e, neste caso, pela vitória no escalão M40! És um grande campeão e a prova de que o trabalho compensa!

abraço
MPaiva

António Almeida disse...

Olá Mota
parabéns pela tua 11ª maratona e que maratona, sensacional, melhor era impossível.
Abraço à família Mota.

Unknown disse...

Olá Luis;

Excelente resultado, ali mesmo à beirinha do TOP10, que é um excelente incentivo para as próximas.

Muitos parabéns pelo teu resultado.

Eu cá vou na minha 2a semana ...e já faltam 18.......

Um abraço
dos Xavier's

João Paulo Meixedo disse...

13º da geral?! Isso é que é modéstia; foste o 1º do teu (nosso) escalão. Sem palavras!
Um enorme abraço

joaquim adelino disse...

Ainda me lembro das tuas palavras na Marinha Grande "não é descansando que obteremos bons resultados" referias-te aquela Meia Maratona a escassos 3 dias da Maratona de Lisboa. Isto confunde-nos, pois eu também estive lá e os resultados nesta Maratona são bem animadores, se bem que já não ligo muito a isso.
Parabéns pelo resultado e pela aplicação que pões em todas as provas em que participas, mesmo aquelas cuja oferta no final é apenas um simples "berlindo".
Abraço

mariolima52 disse...

Luís

Nada mais há a acrescentar. Quem quer ser campeão tem que "dormir" com os ténis calçados.

:)

Impressionante a quantidade de provas feitas sempre ao mais alto nível.

Aquele toque de mão no retorno vale bem a amizade que por ti (e família) tenho.

Parabéns.

Anónimo disse...

Olá Luis!!!
Só existe uma palavra para descrever a tua prestação nesta maratona!!
"Excelente", mas atenção só se consegue esse exito com muito trabalho, força e continuação.
1 abraço
José Narciso

Mira Gaio disse...

- Mais um bom resultado, como já vem sendo hábito, os meus parabens por esta e muitas felecidades para as outras que hão-de vir ... que tudo te corra bem, és um grande campeão...

Um abraço... Mira Gaio