Vasco Azevedo, do SC Lamego, ganhou hoje a 25.ª edição da Maratona de Lisboa, sagrando-se campeão nacional da especialidade.
O atleta de Lamego já havia ganho a prova em 2007 e 2009, ultrapassou o russo Yuri Vinogradov (que viria a cair para o 6.º lugar) aos 29 km, ganhando com 2:23.09 horas, um tempo que se explica pelo forte vento e pela elevada humidade que se fez sentir em Lisboa.
No sector feminino, a vitória na prova foi para a russa Marina Kovaleva, com 2.42,40 horas, quase 14 minutos de vantagem sobre a sua compatriota Ekaterina Shlahova. A primeira portuguesa foi Ana Vieira (Zona Alta), com o tempo oficioso de 3.32,01 horas, conquistando então o título de campeã nacional.
50 Maratonas para o Amigo Valentim
 |
José Valentim - A liderar como dorsal 50 |
Conheci o José Valentim num treino comemorativo do aniversário do Carlos em Peniche, era então aspirante a maratonista e lá estavam também o José Neto e o José Pajinha, elementos que frequentemente encontramos juntos nas corridas. Foram deles os primeiros conselhos e com eles efectuei o meu primeiro treino longo.
Hoje gostei de os ver a terminar mais uma Maratona e de assistir à merecida homenagem que a organização lhes prestou.
A Maratona é a Maratona...
Correr a Maratona significa muito para mim. Gosto de a preparar e de a correr.
Depois de tudo o que passa na prova, alcançar e correr aquele último mágico quilómetro é algo único, mas tão bem descrito pelo companheiro Jorge Branco na abertura do seu Blogue.
Para Lisboa contei com a ajuda da família. Foi em casa da família Ferreira/Mota que jantei e confraternizei no serão da "Prova Rainha".
No dia da Maratona o primeiro a levantar-se foi o Francisco, meu cunhado, que preparou o “pequeno-almoço do Maratonista”. A Minha irmã também fez questão de nos acompanhar e motivar para os 42 quilómetros.
Já em Lisboa aqueci com o Joaquim Adelino e depois de cumprimentar os Amigos, lá parti para a minha 11ª Maratona, com o dorsal 11 e que terminei no 13º lugar da Geral.
 |
"No último quilómetro" |
Aproveito para agradecer a todos os que entusiasticamente me apoiaram, antes, durante e após a prova e assim me ajudaram a vencer a distância. Um grande abraço para todos.