segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Ultra Trail Aldeias do Xisto 2014 (UTAX)



Realizou-se nos dias 17,18 e 19 de Outubro a 2ª edição do Utax, num fim de semana de puro Trail na Serra da Lousã. Luís Duarte, Paulo Lopes e Pedro Alberto foram os vencedores do Utax, Trail Serra da Lousã e Mini Trail, respetivamente.


A festa teve início na sexta-feira em Castanheira de Pêra, onde se reuniram cerca de 2 000 pessoas entre atletas, caminheiros e acompanhantes, para participarem num fim-de-semana de puro trail na Serra da Lousã. Às 00h deu-se a partida dos 109 km e 6 000 m D+ do Utax, e no sábado de manhã partiam os atletas que iriam percorrer os 42 km do Trail Serra da Lousã e do Mini Trail de 24 km.

Luís Duarte
foi o vencedor do Utax, cruzando a meta 13h:06m depois do abandono aos 80 quilómetros de Rui Seixo, que liderava desde o início. Minutos depois chegavam Luís Fernandes e Victor Teixeira, atleta veterano que recuperou bastante ao longo da corrida.
 
Luís Mota a terminar os 109 Km na "Serra da Lousã"

Luís Mota, da Casa do Benfica em Abrantes, participou na Ultra, com 109 quilómetros, sendo o 21º classificado na geral individual.


No pódio feminino o 1º lugar com um tempo de 16h:53m, foi para Ester Alves, que acusou o desgaste das últimas competições. O 2º e 3º lugar foram para Sofia Roquete e Ana Gonçalves.


O vencedor dos 42km do Trail da Lousã foi Paulo Lopes, que fez a prova em 04h:28m. Os 2º e 3º lugar ficaram com Pedro Marques e Marco Martinho. No pódio feminino o 1º lugar foi para Lucinda Sousa, com um tempo de 05h:09m.


No Mini Trail o vencedor foi Pedro Alberto, que fez 24 km em 1h:59m.


Nesta edição e para terminar o fim de semana, também os mais pequenos e as pessoas com mobilidade reduzida puderam experimentar o trail. No Ax-Trail Kids participaram jovens entre os 6 e os 16 anos num corrida por escalões, com o intuito de promover a prática desportiva e o respeito pelo meio ambiente. Enquanto o AX-Trail de Inclusão foi disputado por equipas compostas por um elemento em cadeira de rodas todo o terreno (joelettes), com o objetivo de oferecer a experiência do trail a pessoas com mobilidade reduzida.

Sem comentários: