segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Meia-Maratona do Centenário - Lisboa

O etíope Tadese Tola, com o tempo oficioso de 1:01.03 horas, venceu ontem a meia-maratona do Centenário (MMC), disputada entre a Ponte Vasco da Gama e o Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, em Lisboa.
O conjunto de provas juntou cerca de 17000 atletas. Dos cerca de 2300 que participaram na (MMC) Josphat Kiprono Menjo e Francis Kiprop, ambos quenianos, terminaram na segunda e terceira posição a 39 e 44 segundos do vencedor, respectivamente. Hermano Ferreira (6º) e Rui Silva (7º), foram os melhores portugueses.

No sector feminino, a queniana Mary Keitany estabeleceu um novo recorde do percurso, com 1:08.47 horas, à frente do campeão europeu da maratona, o suíço Viktor Rothlin.



A também queniana Alice Timbilili terminou na segunda posição, enquanto Dulce Félix foi a melhor portuguesa, no sétimo lugar.



A nossa prova



Na caminhada participou a Deolinda e a Mariana.



Este ano marcou a estreia da Susan na Meia Maratona de Portugal. Foi uma prova que completou com sucesso, tendo efectuado o tempo de 02.15.20, retirando cerca de 5 minutos à sua melhor marca na distância.


Podia ter sido aqui


Apesar de o objectivo estar apontado para a Maratona do Porto, poderia ter conseguido uma boa marca aqui em Lisboa. Solicitei à organização, com base no resultado obtido na edição anterior (5º Português em Vet 1) o dorsal amarelo, para poder aquecer e partir junto de atletas de nível desportivo idêntico ao meu. Tal como na Meia de Lisboa não foi aceite, por questões de regulamento.

Assim parti para Lisboa com o objectivo apenas de correr no ritmo que pretendo para a Maratona.
Ao chegar verifiquei que a organização encurtou o espaço que os atletas tinham de percorrer em excesso o que me permitia perder poucos segundos. Agora o problema era mais de uma hora imóvel antes da partida.

O tempo ia aproximando-se e quando é dada a partida optei por acelerar e recuperar tempo. Lá fui pelo tabuleiro da ponte correndo contra o vento. Na entrada do Parque das Nações (PN) duas atletas femininas corriam a par entram à minha esquerda, vindas da partida da elite. Junto-me e verifico que estava junto da Dulce Félix e da Filomena Costa. Tomei a cabeça do grupo e mantive o andamento. Ia bem mas ao Km 10 a Filomena quebrou e a Dulce abrandou. Optei também por reduzir pois sabia que ainda não estava efectuada metade da prova e em grupo as coisas correriam melhor. Entretanto eu e a Dulce Félix retomamos o ritmo em busca de uma atleta espanhola que estava a cerca de 30 metros. Ao Km 11 conseguimos ultrapassá-la na maior inclinação do percurso (viaduto) e logo na descida fui eu que perdi o contacto. Depois foram 10 km sozinho ganhei 4 postos até ao final. Com companhia teria efectuado bem melhor e acredito que este teria sido o dia!


Terminei em 49º da geral com 01.17.42, dentro do que tinha previsto.

Muitos Amigos numa grande corrida

Aproveito para felicitar todos os Amigos que estiveram na Meia Maratona do Centenário. Um grande abraço para todos.


Agradecimento especial



A família acolheu-nos. O Zé prescindiu da corrida para confeccionar um belo “Cozido à Portuguesa” enquanto nós corria-mos.
A Deolinda fez umas saborosas sobremesas, onde se incluía a “Tarte de Amêndoa” que eu tanto aprecio.

Gostei!
No dia anterior à prova confidenciava com a Susan que não tinha nenhuma vontade de ir a Lisboa e preferia ir fazer Badajoz Elvas. Depois vi o site da Meia de Lisboa a 20 de Março com o preço de 33€ o que me desmotivou (constatei depois que é apenas para não residentes).

Dpois… Bem depois, foi apenas uma das melhores provas que participei até hoje.

Obrigado a todos.

12 comentários:

Unknown disse...

Olá Luis e Susan;

Gostamos muito da vossa prestação desportiva da Meia Maratona, parabéns aos dois pois voçes continuam em forma, mas a Susan está a fazer muito bem.

Mas olha, adorei a vossa ponta final do dia....Um cozido à Portuguesa ..depois de uma meia maratona....que maravilhaaaaaaa!!
Só mesmo em Portugal isto é possível....porque os Holandeses é uns croquetes e é um pau!!...mas os portugueses sempre se esmeram mais um bocadinho, nessas pontas finais!!

Um abraço dos amigos
Xavier's

C.C.D. "O Alvitejo" disse...

Mais uma excelente participação da familia Mota, mas desta vez os elogios vão mais direccionados para a Susan pelo seu excelente desempenho. Aproveito ainda para saliantar que , o nosso fotografo do Alvitejo (Rui Queixada) "caçou-te" durante a prova. Algumas fotos da meia maratona podem ser vistas no nosso blog http://alvitejo.blogspot.com . Saudações Desportivas do amigo João Fortunato

António Almeida disse...

Olá Mota
parabéns aos dois, estiveram muito bem.
Abraço aos 4.

Paula Pinto disse...

(Não sei se o meu comentário anterior seguiu)

Também partilho da tua opinião. Sem dúvida que foi das melhores provas em que participei.

Parabéns à família Mota
Beijinhos

Ana Paula Pnto

Runnerboy79 disse...

Boa Noite!Ainda pensei que aproveita-se a minha boleia quando passei por si após o retorno, fiz todas a leguas rondar os 18 minutos, tanto q fiz aos 10 km 36.10 e aos 20 km 1h12.25(36.15).Porque a partir do retorno até ao Parque das Nações estava mto dificil por causa do vento!De qualquer forma sem duvida q esta no bom caminho para a proxima Maratona.1 Abraço

joaquim adelino disse...

Parabéns Luís, aquele início é sempre penoso, frio e preso de movimentos, depois é o perigo de lesões como consequência, como tudo seria diferente com um bom aquecimento. Essa é uma das razões pelas quais estou divorciado desta prova, e como ela é bonita em toda a sua extensão.
Gostei de te ver na competição, só não sabia que a Susan também estava lá, teria sido uma boa companhia no meu regresso do treino que fiz.
Abraço, e até ao Alqueva.

Runnerboy79 disse...

Em relação ao dorsais "Vip" continuo sem perceber os critérios da sua atribuição, pois grande parte dos "pseudo-atletas" q os tem, mtos de certeza a unica corrida q fazem durante ano é do quarto para a casa de banho(quando estao aflitos eheheh), e depois atletas q realmente querem ter uma oportunidade de melhorar as suas marcas, ficam a secar 1 hora para partir, por isso é que eu, para ir a sério ali(ou na da 25 de Abril) so mesmo com dorsal vip, que felizmente no meu caso tenho direito por merito próprio!Segundo o regulamento eles dizem que para la estar é preciso ter abaixo da 1h15, o problema é q 70% dos que la estão se calhar nem 1h30 fazem

NS disse...

Viva Luís Mota,

Pese embora a contrariedade da partida, a prova foi bem conseguida, parabéns.

A alteração do percurso este ano também esteve de feição.

Continuação de boa preparação para o Porto.

NS

João Paulo Meixedo disse...

Grande prova e grandes mudanças aqui na roupagem. Espero então esse tempo canhão aqui na Imbicta.
Aquele abraço.

Vitor disse...

Olá Luís,
Sabe sempre bem um incentivo,
Quando o vi já vinha do retorno em grande nível, logo vi que iria efectuar um bom tempo, isso comprovou-se no final, parabéns.
Parabéns a Susan que fez uma prova formidável, quando a vi, ia muito bem.
Depois do esforço uma reconfortante refeição, cozido que bom, enquanto a sobremesa também aprecio, e muito.
Desta vez só nos cumprimentamos ao longe, para próximo domingo teremos muito tempo para conviver, ate Portel.
Cumprimentos para todos
Vítor e meninas

mariolima52 disse...

Luís

Foi um prazer ir contigo no mesmo autocarro. Tu respiras e transpiras atletismo por todos os poros.

:)

Vi-te no retorno na tua passada larga, já ias sozinho, mas com o querer vencer mais um desafio que conseguiste e não eras VIP. Falas em Regulamento mas muitos daqueles que "passeiam" com tarja amarela no dorsal também estão regulamentados? Enfim!

Susan

Foi bonito estares ali no tabuleiro da ponte junto com todos nós. Afinal a ponte não é assim tão grande.

:)

Vi-te no retorno e ias um pouco cansada mas nada que te impedisse de acabares a prova como veio a acontecer. Uma boa prova num bom tempo. Qualquer dia fazes companhia ao Luís numa Maratona. Já faltou mais.

:)

Tudo de bom para toda a família.

Marco Antonio disse...

grande luis a quanto tempo, n tem dado para falarmos mas tambem perdi o seu nr na troca de telemovel envie me o nr para agente falarmos um pouco abraco luis gosto de saber qe continua a correr