domingo, 25 de maio de 2008

6ºGRANDE PRÉMIO DA SERRA DE TOMAR
Tomar, conhecida como “Cidade Jardim” é a sede de um concelho com imensas potencialidades.
O seu património natural é um dos mais belos da região.
Serra, uma das freguesias do concelho de Tomar, é um bom exemplo disso. Local banhado pelo rio Zêzere, tranquilo, com aroma a pinhal e composto por belas paisagens é um ponto que aconselho a visitar e acredito que não se vai arrepender.
No largo principal da freguesia frente da Igreja Matriz, foi o ponto onde, desde cedo, os atletas se reuniram.

A organização da prova foi da Associação Cultural e Recreativa da Serra, coordenada pelo Sr. Abel, homem dinâmico da terra que recebia com alegria e boa disposição quem chegava e com a colaboração de diversas entidades das quais se destacam, os Bombeiros de Tomar, Governo Civil de Santarém, Guarda Nacional Republicana, Corpo de Escuteiros e Associação de Atletismo de Santarém.

O Grande vencedor da prova foi Nélson Silva, da Zona Alta seguido de Luís Mota do União de Tomar, segundo da geral.

Na generalidade os atletas da equipa do União de Tomar, tiveram uma excelente prestação o que valeu, entre as principais equipas do distrito, o primeiro lugar na geral.

Este é o resultado do trabalho do treinador, atletas e familiares, que em conjunto têm engrandecido o nome de TOMAR, a nossa terra. Parabéns a todos!

Resultados e Classificações da prova:

http://docs.google.com/Doc?docid=dhq5qd9m_5fp7vgnc9&hl=en
Classificação da Prova para o Tomaracorrida ☆☆☆☆☆

terça-feira, 20 de maio de 2008




“O atletismo é a minha paixão”

Luís Graça, 33 anos é professor de Educação Física e Treinador de Atletismo. Durante os últimos anos colocou centenas de crianças a correr, saltar, lançar e marchar no concelho de Ferreira do Zêzere. Em 1995 iniciou a sua carreira de treinador no Sport Club Ferreira do Zêzere, mas foi a partir de 2001, com a criação do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere que o seu trabalho começou a dar melhores frutos, com a internacionalização das atletas Dina Malheiro, em 2002, e Catarina Godinho em 2005.



Tomaracorrida- Como apareceu o CAFZ?
Luís Graça – O CAFZ nasceu a partir de uma série de divergências entre mim e algumas pessoas da Direcção do S. C. Ferreira do Zêzere, na época 2000/2001. Havia, e ainda há, uma paixão grande pelo Futebol por parte das pessoas daquele Clube, o que sempre aceitei e tenho que respeitar, porém não podia aceitar mais a discriminação que havia em relação à secção de Atletismo. Em Fevereiro de 2001 (a meio da época) eu e cerca de uma dezena de atletas optámos por sair e, a partir daí, começou a ganhar forma a ideia de formarmos uma equipa só de Atletismo em Ferreira do Zêzere. Sou uma pessoa ambiciosa e acho que na altura a solução de abandonar o SCFZ foi a melhor opção.



Tomaracorrida- O Luís é conhecido no atletismo como treinador mas também como atleta. Teve bons resultados?
Luís Graça – Digamos que o atleta Luís Graça ainda atingiu um nível bastante razoável. Antes de representar os clubes ferreirenses, representei o União de Tomar, onde me iniciei na modalidade em 1989. Após três épocas a defender as cores do clube nabantino, ingressei no Sport Lisboa e Benfica e foi aí que consegui quase todas as minhas melhores marcas. Não fui um atleta de topo, mas orgulho-me de ter conseguido fazer uma Meia-Maratona (21.097 metros) em 1H06.50. Na altura, em 1996, não era considerada uma marca excelente, pois havia muito mais competitividade, mas nos tempos que correm… dar-me-ia muitas alegrias.



Tomaracorrida- Corria que tipo de provas?
Luís Graça – Sempre me dediquei às provas de Meio Fundo e Fundo (dos 800 metros à Meia-Maratona). Corria na Pista, na Estrada e em Corta-Mato, embora fosse nas provas mais longas e com circuitos difíceis que conseguia as melhores prestações.



Tomaracorrida- Mas mais tarde tirou o curso de treinador?
Luís Graça – Sempre me deu muito prazer elaborar planos de treino, até mesmo quando ainda não fazia a mínima ideia do que estava a fazer, pois comecei a apoiar atletas desde muito cedo. Os cursos de treinador são uma consequência da vontade de querer saber mais. Sempre que tenho oportunidade participo em mais um curso ou uma simples acção de formação. Tudo evolui muito rapidamente. Se não nos formos mantendo minimamente actualizados, vamos ficando para trás e isso é mau, não só para nós, como especialmente para os atletas que treinamos.

Tomaracorrida- Acha que a formação melhorou o seu desempenho de treinador?
Luís Graça – Seria hipócrita se afirmasse que não. Quando se recebe formação, seja no que for, devemos saber aplicar aquilo que nos é transmitido. Se quisermos evoluir como treinadores temos que apostar na nossa formação, quer ela seja através de cursos, leituras ou simples conversas com pessoas entendidas nas mais diversas matérias. O truque é tentar aproveitar a maior quantidade de informação possível e depois filtrá-la e aproveitar aquilo que realmente achamos importante, adaptando-o a nossa realidade.

Tomaracorrida- Como conseguiu conciliar o trabalho com os estudos e o atletismo?
Luís Graça – Foi terrível! Só quem passa por isso é que sabe dar o valor. Houve períodos que foram mesmo muito difíceis mas, felizmente, consegui os meus objectivos. Fiz a minha licenciatura nos 4 anos que pertencia, conseguindo uma média de curso que me permite um dia mais tarde, se vier a pensar nisso, fazer um mestrado. Nunca deixei de trabalhar e penso que terei acompanhado os meus atletas, no essencial. Foi duro mas hoje posso dizer que valeu a pena!

Tomaracorrida- Quais os principais frutos?
Luís Graça – Bom, neste momento posso dizer que tenho um bom emprego. Faço aquilo que sempre quis fazer e, quando assim é, temos que nos sentir felizes. Já tenho muito mais tempo para me dedicar ao treino dos meus atletas e a empenhar-me em alguns projectos que tenho em mente. No fundo estou a colher os frutos das sementes que fui semeando ao longo dos últimos anos. É muito bom poder ter esta sensação.

Tomaracorrida - As infra-estruturas para treino têm as condições mínimas necessárias? Se não, o que falta?

Luís Graça – Pois… é mesmo isso que nos está a faltar: infra-estruturas para treino com as condições mínimas necessárias. Não existem em Ferreira do Zêzere as infra-estruturas que tanto precisamos. Seria muito bom que houvesse uma Pista de Atletismo sintética na nossa terra, pois iria contribuir muito para a evolução dos atletas ferreirenses. É uma coisa pela qual temos vindo a lutar e, mais cedo ou mais tarde, iremos consegui-lo. Existe sensibilidade por parte das pessoas responsáveis pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e sei que têm sido feitos esforços nesse sentido. Vamos aguardar. Há-de chegar a altura.

Tomaracorrida- Para terminarmos a nossa breve, mas importante, entrevista, gostaríamos que nos falasse do futuro do CAFZ e sobre qual o lugar do Atletismo nos planos que traça.
Luís Graça – Como já referi atrás, sou uma pessoa bastante ambiciosa. Não sou de me acomodar e de viver à sombra daquilo que temos conquistado. Quero mais! As pessoas que estão ligadas mais directamente ao CAFZ querem mais. Somos ambiciosos, é certo, mas temos os pés bem assentes na Terra. Tenho o sonho de um dia ver um atleta nosso nos Jogos Olímpicos. Penso que existem atletas no nosso concelho com enorme potencial e não me admirará que um dia cheguem à competição desportiva de maior importância disputada no Mundo. Se forem dadas as tais condições que tanto precisamos, tudo é possível. Num futuro próximo é fundamental alargar a nossa equipa técnica que, presentemente, acaba por ser composta apenas por mim. Temos que apostar forte na vertente técnica e, depois, pôr em prática algumas ideias que tenho vindo a elaborar. Acredito que o CAFZ do futuro será bem melhor do que aquilo que é no presente. É para isso que temos vindo, e iremos continuar, a trabalhar.








Entrevista. Catarina Godinho, atleta internacional, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere

“Sonho um dia poder estar nuns Jogos Olímpicos”

Catarina Godinho tem 19 anos (nasceu em 1989) e é atleta do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, desde a sua formação, em 2001. Iniciou-se no Atletismo em 1997, ao serviço do Sport Club Ferreira do Zêzere, começando logo aí a dar nas vistas na Marcha Atlética. Sob a orientação de Luís Graça, com apenas 14 anos de idade (no ano de 2003) sagrou-se Campeã Nacional de Juvenis pela primeira vez, numa altura em que era apenas Iniciada. Quando subiu ao escalão de Juvenis começou logo a representar Portugal nas selecções de Juniores e, neste momento, já soma 7 internacionalizações, tendo garantido já os mínimos de participação para o Campeonato do Mundo de Juniores a disputar na Polónia, no próximo mês de Julho.

Tomaracorrida- Como é que a Catarina surge no Atletismo e no Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere?

Catarina – Fui para o Atletismo por influência dos meus primos e da minha irmã, que na altura representavam o Sport Club Ferreira do Zêzere. Mudei para o CAFZ porque o meu treinador saiu do SCFZ e gostei da ideia de representar um clube só de Atletismo.

Tomaracorrida- Qual a distância preferida. Porquê?

Catarina - Até há pouco tempo gostava mais dos 5 Km, mas como já faço as provas de Juniores há bastante tempo e a distância habitualmente é de 10 Km, já não me custa tanto.

Tomaracorrida – Quantas vezes treina por semana?

Catarina - Sei que não treino o que devia para uma atleta com um nível como o meu. Pode parecer impossível mas, à excepção das alturas em que estou em estágio, raramente faço mais de 5 treinos por semana. Não é muito e sei que em relação a algumas das minhas adversárias, treino muito menos que elas.

Quais os seus “hobies”? Consegue conciliar o Atletismo a Escola e os hobies?

Catarina - Não tenho tempo para muitos “hobies”. Estudo em Tomar e as viagens para um lado e para o outro roubam-me muito tempo. Como tenho os treinos ao final do dia, fico com pouco tempo disponível, mas sempre que posso, aos fins-de-semana, gosto estar com os meus amigos e ir a uns “bailaricos” para me divertir um pouco. Também gosto de ouvir música e ver televisão.

Quais os seus objectivos para esta época?

Catarina - Já consegui atingir alguns dos objectivos para esta época. Fui à Taça do Mundo de Marcha, em Cheboksary, na Russia, onde fui 17ª classificada com um novo recorde pessoal, tendo também conseguido mínimos para estar presente no Campeonato do Mundo de Juniores no próximo mês de Julho, na Polónia. Brevemente terei o Campeonato Nacional de Juniores, onde espero conseguir uma boa classificação. Depois no Mundial, logo se vê… mas claro, vou tentar fazer o meu melhor.


E os seus sonhos para o futuro?

Catarina - Como qualquer atleta, também sonho um dia poder estar nuns Jogos Olímpicos. Sei que é preciso trabalhar muito para lá chegar, mas também ainda sou bastante nova. Vamos a ver se conseguirei.





Ao Luís Graça e à Catarina Godinho, agradecemos a disponibilidade de partilha do seu/nosso Atletismo, desejando-lhes muitas vitórias nos lugares cimeiros do Atletismo Nacional e Internacional.

domingo, 18 de maio de 2008

“A FESTA DO ATLETISMO EM FERREIRA DO ZÊZERE”
A Vila de Ferreira do Zêzere acolheu hoje a 5ª Edição da Légua de Marcha Atlética e a 3ª Edição do Quilómetro de Corrida”.
As provas, de Corrida e Marcha, desenvolveram-se de forma alternada.
Foi vencedor da geral de corrida, Nelson Silva com 00.02.35 e de Marcha atlética, João Vieira com 00.19.58.
No União de Tomar,os destaques vão para o pequeno Luís Mota que venceu em Benjamins com 00.03.44 e Susan Mota, a dar os primeiros passos conseguiu baixar dos 5 minutos, muito bom para quem está a começar. Agradecer a todos os que a encorajaram e a aplaudiram. Obrigado.


Luís Graça, do CAFZ, foi o anfitrião, sendo muito bem apoiado pela direcção do Clube, Associação de Atletismo de Santarém, Câmara Municipal e Escuteiros de FZZ.
Parabéns pela excelente organização e pelo trabalho e dedicação à modalidade.








Após a entrega de prémios houve um almoço de convívio.

ATLETAS DO UNIÃO DE TOMAR
Benjamins
Luís Mota – 00.03.44
Rafael Marques – 00.03. 58
Sofia Rodrigo -00.04.03

Infantis
Gonçalo Rodrigo- 00.03.46
Mariana Mota – 00.03.47

Juvenis
Vincent Rodrigues – 00.03.23

Juniores
Márcio Baptista 00.03.10

Veteranos 1
Luís Mota - 00.03.00

Veteranos 2
Luís Rodrigo - 00.03.03
Alberto Graça – 00.03.18
Veteranas
Carolina Feliz – 00.03.53
Susan Mota – 00.04.55
Colectivamente o União de Tomar conseguiu o 3º Lugar
Classificação da prova para o tomaracorrida: ☆☆☆☆☆

Eu e a minha família fomos à festa!

NOVO Resultaos e Classificações das provas:

segunda-feira, 12 de maio de 2008

5ª EDIÇÃO DA "LÉGUA DE MARCHA ATLÉTICA"
3ª EDIÇÃO DO "KM DE CORRIDA" DE FERREIRA DO ZÊZERE

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, em colaboração com o Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, vai levar a efeito no próximo dia 18 de Maio, Domingo, a partir das 9H30, a 5ª edição da "Légua de Marcha Atlética" e a 3ª edição do "Km de Corrida" de Ferreira do Zêzere.
Haverá também mais uma edição do "Km pela Saúde", prova de carácter não competitivo, destinada a todos quantos queiram participar (a correr ou a marchar, havendo prémios de participação para todos).
Esta será uma boa oportunidade de praticar exercício físico de uma forma agradável e descontraída e simultaneamente visitar a Vila de Ferreira do Zêzere enquadrada numa das mais belas regiões do país.

domingo, 11 de maio de 2008

União de Tomar Vence 10º Grande Prémio de Atletismo do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas – Tomar 2008
Alcino Serras - Foi o Grande Vencedor


Decorreu hoje, 11 de Maio o 10º Grande Prémio do Sindicato de Bancários do Sul e Ilhas Secção de Tomar.
Neste evento participaram cerca de 150 atletas nos diferentes escalões masculinos e femininos.

A prova teve início às 10 horas, atravessou a linda cidade de Tomar, seguiu pela ponte velha e continuou ao longo do "Rio Nabão" em direcção a Carvalhos de Figueiredo. Em Vale Carneiro os atletas viraram em direcção à Marianaia. Seguiu-se a subida da “Platex”, onde Alcino Serras se destacou do seu adversário directo, caminhando a passos largos para a meta instalada no mesmo local onde se deu a partida(Frente da sede da entidade organizadora).
Com os atletas Alcino Serras 1º geral/10 Veterano 1, Luís Mota, 4º Geral/3º Sénior(00.44.48) , Agostinho Lopes, Luís Rodrigo, José Silva, Alberto Graça e Carolina Feliz o União de Tomar foi vencedor por equipas.









União de Tomar - A Equipa Vencedora da Competição

Novo Classificação Geral da Prova

http://docs.google.com/Doc?id=dhq5qd9m_2gm6qtxhj

Classificação da prova para o tomaracorrida: ☆☆☆☆

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dois Novos Atletas
Na passada sexta-feira, saí da zona escolar e fui com os alunos para o parque da cidade. A motivação era enorme pois nunca tinham efectuado uma aula no exterior.
Efectuamos o aquecimento, seguiu-se 20 minutos de corrida e finalizamos com alguns exercícios de retorno à calma. Até aqui tudo normal. Verifiquei que o Marco tinha ficado entusiasmado. Em TIC, pediu-me para pesquisar sobre Atletismo, ao que lhe respondi:
- Efectuas as tuas tarefas e seguidamente podes pesquisar sobre esse tema.
Hoje, o Marco dirigiu-se sorridente para mim e depois de me cumprimentar disse-me:
- Já estou inscrito num clube de Alverca. No outro dia pesquisei na Internet e fui lá. Os treinos são às segundas, quartas e quintas e as provas ao fim-de-semana. E já lá fui ontem treinar – acrescentou.
- Parabéns Marco. Agora tens de comprar umas sapatilhas – disse-lhe eu.
- Que número calça? – perguntei
- 42. Vou juntar dinheiro para comprar umas – respondeu.
Estou certo que brevemente o Marco vai ter umas novas sapatilhas de corrida.

Ao fim do dia, para minha felicidade a Susan, minha esposa, começou a treinar em passo de corrida. Após um pequeno aquecimento, foram cerca de 20 minutos de corrida. Fiquei contente e orgulhoso com o feito. Espero que continue. Eu cá estou para a acompanhar e colaborar na sua motivação.

domingo, 4 de maio de 2008

18º Grande Prémio de Atletismo da Bajouca – Leiria

Realizou-se hoje, dia 4 de Maio, mais um grande prémio de atletismo da Bajouca – Leiria.
Bajouca, sede de freguesia do concelho de Pombal.

Terra encanta pelo bairrismo demonstrado na limpeza e organização da povoação e dos extraordinários painéis de azulejo que decoram uma das rotundas e a zona recreativa. Aconselho a visita.




Logo pela manhã, em Benjamins B, Daniela Rodrigo e Luís Mota obtiveram ambos a 2ª posição na sua prova. Rafael Marques obteve a 10ª posição. Muito bom desempenho.
Seguidamente, Mariana Mota e Gonçalo Rodrigo, infantis, desenvolveram a prova a um bom ritmo. Mariana Mota, a melhorar em cada prova, ficou a um lugar do pódio, 4ª posição. Gonçalo Rodrigo, 11º inf. Masculino.

Seguiu-se uma prova que não estava agendada, Bambis, menos de 6 anos. Gustavo Rodrigo, que pela primeira vez participou numa competição, obteve a terceira posição.
Subiu ao pódio num misto de felicidade e de medo para erguer o troféu. Foi o orgulho da comitiva, Parabéns!
Prova de 12 quilómetros

Com um pelotão forte à partida, Luís Mota conseguiu efectuar o percurso de 12 quilómetros em 00.42.36, obtendo o 9º lugar da geral e 4º Veterano 1.
Luís Rodrigo, após a lesão, continua a subir de forma e ficou em 4º veterano 3.
Carolina Feliz, não deu hipótese à concorrência e foi a primeira Veterana, subindo assim ao mais alto lugar do pódio.
Uma palavra para o amigo Paulo Marques. Sempre disponível, para colaborar quer na motivação dos atletas quer no registo fotográfico, que tem enriquecido este blogue.

Estamos felizes, sabem porquê?
Hoje é o dia da MÃE, felicidades para todas e um beijo especial para a minha;
Hoje é dia de aniversário do União de Tomar, nossa EQUIPA;
Hoje foi dia de festa de aniversário do Sony, festa rija com convívio desportivo;
Hoje a nossa equipa teve um grande desempenho;
Hoje um grupo de amigos teve orgulho nos pequenos grandes atletas;
Parabéns a todos!

Classificação da prova para o tomaracorrida: ☆☆☆☆☆

quinta-feira, 1 de maio de 2008

XVII- Grande Prémio de Atletismo de Vale de FigueiraRealizou-se hoje, dia 1 de Maio de 2008, o XVII Grande Prémio de Atletismo de Vale de Figueira.
O Ribatejo foi palco do evento que reuniu amantes da modalidade que se deslocaram de várias zonas do país.




Pelas 9.30, realizou-se a prova de Benjamins femininos. Sofia Rodrigo conseguiu um fantástico 2º lugar, o que era um bom presságio para o que viria a acontecer.




Seguiu-se a prova de Benjamins Masculinos com, Luís Mota e Rafael Marques a terem bons desempenhos, 4º e 6º lugar respectivamente.





10.00 Horas, prova de infantis femininos, com Mariana Mota e Daniela Rodrigo a aplicarem-se muito bem, tendo conseguido a 7ª e 13ª posição.











Nos Infantis masculinos o empenho de Gonçalo Rodrigo, 1º ano de infantil, valeu-lhe o 5º lugar.
Nos Juvenis masculinos, Jorge Saldanha foi 8º e Vicente Rodrigues 10º.
No escalão Júnior masculino, Márcio Baptista lutou até aos últimos metros pelo segundo lugar, tendo ficado no terceiro lugar do pódio.
11.00 Horas, Competição de 11 500 metros para os escalões sénior e veteranos, masculinos e femininos.
A prova começou com um ritmo moderado com uma ligeira aceleração aos 2 quilómetros. Alcino Serras, controlou a prova, vindo a vencer destacado a competição.
Classificações dos atletas do União de Tomar na prova:
Alcino Serras 1º Geral – 1º Vet II - Tempo: 00.37.16
Luís Mota 9º Geral – 3º Vet I - Tempo: 00.40.38
Luís Rodrigo 30º Geral – 2º Vet III - Tempo: 00.43.50
Alberto Graça 37º Geral – 6º Vet IV - Tempo: 00.44.29
José Freitas 46º Geral – 6º Vet III - Tempo: 00.45.34
Carolina Feliz 106º Geral – 1ª Veterana III - Tempo: 00.51.18
Paulo Saldanha 121º Geral – 25º Vet II. - Tempo: 00.53.53

Classificação por equipas:
1º Alvitejo
2º CLC- Tany
3º GAF Vidais
4º Águas Belas
5º União de Tomar
6º A3C
7º ADR Painho
8º Os Matrecos
9º Os Santarenos
10º GDF Entroncamento
Classificações completas da prova 11500m
http://spreadsheets.google.com/pub?key=pz2KNGxbXLBVE9NML82n0OA
Classificação Jovem
http://spreadsheets.google.com/pub?key=pz2KNGxbXLBUj5_RfqMN2JA
Brevemente, actualização de fotos
Classificação da prova para o tomaracorrida: ☆☆☆☆