quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A Motivação no Treino


Vários são os factores que influenciam o rendimento desportivo.
Os factores Físicos. A predisposição que cada um tem para a prática da modalidade.
Os factores fisiológicos. Relacionados com a capacidade de cada em aceitar a carga de treino e a respectiva super compensação.
As condições materiais. Semanalmente tenho a felicidade de treinar nas magníficas instalações desportivas de Tomar. O Estádio Municipal de Tomar oferece aos atletas, de Tomar e da região, boas condições para a prática da modalidade.
Os Factores Psicológicos. São, para mim, os mais importantes no rendimento desportivo. Podemos estar muito bem em todos os anteriores, mas se a motivação for baixa há uma grande perda de rendimento. Ao contrário. Se os anteriores estiverem em baixo, a motivação por vezes leva a ultrapassar barreiras e a superar dificuldades.


A MOTIVAÇÃO assume uma importância fundamental no processo de treino.
Os amigos e a família são das melhores companhias no treino. A Mariana, minha filha e o Luís Rodrigo, grande amigo, são duas das boas companhias que costumo ter no treino. Aumenta a motivação e o prazer de correr.
Boas corridas.

2 comentários:

António Almeida disse...

Olá Luís

obrigado pelas palavras lá no blog.
Muito bom que a Mariana o vai acompanhado nos treinos e que também tem a companhia do seu amigo Luís Rodrigo.
Uma boa prova em Benavente (também com excelente companhia).
Abraço,
António Almeida

Unknown disse...

Ola Luís

Uma boa verdade, já por varias vezes sinto-me bem fisicamente e psicologicamente nada. O ano passado na Meia de Lisboa, ia muito bem, com tempo para fazer 1.24.00, e ao 17º km sem motivo algum, a cabeça deixou de trabalhar, apenas parei e andei...

bons treinos.. e ate Benavente