quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A Motivação no Treino


Vários são os factores que influenciam o rendimento desportivo.
Os factores Físicos. A predisposição que cada um tem para a prática da modalidade.
Os factores fisiológicos. Relacionados com a capacidade de cada em aceitar a carga de treino e a respectiva super compensação.
As condições materiais. Semanalmente tenho a felicidade de treinar nas magníficas instalações desportivas de Tomar. O Estádio Municipal de Tomar oferece aos atletas, de Tomar e da região, boas condições para a prática da modalidade.
Os Factores Psicológicos. São, para mim, os mais importantes no rendimento desportivo. Podemos estar muito bem em todos os anteriores, mas se a motivação for baixa há uma grande perda de rendimento. Ao contrário. Se os anteriores estiverem em baixo, a motivação por vezes leva a ultrapassar barreiras e a superar dificuldades.


A MOTIVAÇÃO assume uma importância fundamental no processo de treino.
Os amigos e a família são das melhores companhias no treino. A Mariana, minha filha e o Luís Rodrigo, grande amigo, são duas das boas companhias que costumo ter no treino. Aumenta a motivação e o prazer de correr.
Boas corridas.

2 comentários:

António Almeida disse...

Olá Luís

obrigado pelas palavras lá no blog.
Muito bom que a Mariana o vai acompanhado nos treinos e que também tem a companhia do seu amigo Luís Rodrigo.
Uma boa prova em Benavente (também com excelente companhia).
Abraço,
António Almeida

Carlos Lopes disse...

Ola Luís

Uma boa verdade, já por varias vezes sinto-me bem fisicamente e psicologicamente nada. O ano passado na Meia de Lisboa, ia muito bem, com tempo para fazer 1.24.00, e ao 17º km sem motivo algum, a cabeça deixou de trabalhar, apenas parei e andei...

bons treinos.. e ate Benavente