segunda-feira, 10 de agosto de 2009

1º TRAIL NOCTURNO DA LAGOA DE OBIDOS

Realizou-se no passado sábado, dia 8 de Agosto, o 1º Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos. Jorge Aires (Barreira) em masculinos e Teresa Couto (Águias Unidas) em femininos, foram os grandes vencedores.

Pódio masculino:

1ºJorge Aires - Barreira 2:58:00
2ºRui Afonso - Aguias Unidas 2:59:31
3ºManuel Machado – Cl. Agua e Sal 3:08:19

Pódio feminino:

1ª Teresa Couto – Aguias Unidas 4:10:19
2ª Joana Grácio – AA Lebres do Sado 4:16:19
3ª Glória Serrazina – Ribafria 4:20:33



Concentraram-se na Praça de Santa Maria em Óbidos, 144 atletas, tendo terminado entre as 2 e as 5h30 da madrugada do dia 9, na porta da muralha designado "do jogo da bola", depois de 'escalarem' as escadarias, desde a Estação do caminho-de-ferro, 133 atletas.


Uma grande aventura…
Após um belo dia de praia deslocamo-nos para Óbidos. Antes de levantar o dorsal localizei o Fernando Andrade e a família Adelino no café. Uma pequena conversa e lá fui pelas bonitas e movimentadas ruas da vila. Levantei o dorsal e fui para o pavilhão municipal.
Depois de preparar o espaço onde iríamos dormir, estive à conversa com o Carlos Couto e restante comitiva. Regresso ao local de prova. Enquanto equipava ainda deu para conversar com o Brito e Otília. Fomos depois em conjunto para o local de partida (simbólica) porque a partida oficial foi dada à porta do cemitério!


A minha prova
A partida foi dada e logo os atletas entraram em bom ritmo.
Na frente formaram-se dois grupos de cinco atletas separados por alguns metros que aumentavam com o decorrer da prova.
Fui com os da frente até aos 10km altura em que comecei a perder o contacto. Por volta dos 12 fui absorvido pelo grupo perseguidor com quem andei até aos 30 km. A maior dificuldade que senti foi ao nível do abastecimento. O grupo que ia comigo prescindia, pois transportava-o, enquanto que eu tinha de parar e depois correr para recuperar a posição o que não era nada fácil. Aos 24 km foi quando foi pior. O abastecimento ficava alguns metros deslocado do percurso e como se não chegasse ainda parti para o lado errado e o grupo ganhou um grande avanço, o que me deu algum trabalho para recuperar.


Aos 30
Aos 30 novo abastecimento. O grupo prescindiu, eu perdi o contacto para abastecer. Depois, ao velos bastante afastados, foi ir no meu ritmo até ao final.


A chegada
Tempo final, 03.16.18, 9º classificado da geral.
Como sempre lá estava toda a família na chegada para me felicitar. Maravilha!



Um banquete
No final a organização disponibilizou aos atletas alimentação e bebidas para repor alguma da energia perdida durante a competição.
Gostei bastante da prova. Muitos parabéns a todos os que contribuíram na sua organização.


Parabéns Susana!
Depois da prova fomos comemorar mais um aniversário da Susana Adelino.
Uma festa bastante alegre, com bolo e champanhe. Muitos parabéns Susana!
5.30 hora de dormir… 7.30 hora de levantar. Pequeno-almoço e… Peniche.
Nem imaginam o que aconteceu a seguir!

Classificações do 1º TNLO

5 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Amigo Luis, boa tarde, cara correr a noite é uma maravilha mesmo, vendo esta prova me lembrei que aqui no Rio de Janeiro terá uma prova de 9KM que se chama X Terra, de dia terá o triatlo e a noite a corrida de 9km com todos com a lanterna na cabeça, do tipo que vc correu...

Uma pena o que aconteceu com vc sobre o abastecimento e sobre o percurso que vc errou, geralmente em algumas provas existem falhas mesmo, mais depois eles corrijam e assim espero pois é uma falha gravissima correr e não ter abastecimento e também não ter staffs para indicar a direção da corrida e principalmente a noite, pois digo isto pq já corri uma corrida assim e acabei me perdendo e inclusive fui prejudicado no pódio.
Que legal que encontrou também os amigos blogueiros corredores.
Realmente lendo aqui no seu blog vejo que vc fizeste uma ótima aventura, sinistro essa corrida em que a largada ter sido em frente ao cemitério...
É sempre bom correr e no final a familia nos apoiar, parabéns a familia Motta.

Deixo registrado aqui também a Susana pelo aniversário dela, que Deus abençoe ela.

Desejo ao amigo uma boa semana e bons treinos.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Anónimo disse...

Parabéns Luis!!!
Excelente participação!!!
Bons treinos!!!
1 abraço
José Narciso

António Almeida disse...

Amigo
grande prova alguns dias depois da Maratona da Serra da Estrela, mais uma à Luís da Mota, parabéns.
Excelente também que deu para ver muitos amigos, tive pena de não ir mas nesse dia começaram as nossas férias aqui pelo Algarve.
Quanto ao que se seguiu em Peniche, imagino que ter+a a ver com a praia norte ou não?
Grande abraço e cumprimentos à família.

joaquim adelino disse...

Olá Luís.
Renovo aqui os meus parabéns pela excelente prova que o meu amigo efectuou.
É uma prova de grau de dificuldade muito elevada, (principalmente entre os kms 21 e 29, aquilo é tremendo e só com grande espírito de sacrifício se consegue ultrapassar aquela fase pois só o treino não chega.
Pelo relato que fazes creio que não ouve problemas com os abastecimentos, ao contrário do que entendeu o Jorge lá do Brasil, ouve sim atletas que pouco ligaram aos abastecimentos porque iam abastecidos.
Agradeço aquela paciência no final
por ter aguardado quase duas horas até a minha chegada e dos meus companheiros de aventura, Otília e Daniel. Agradecimento extensivo à Susan e aos meus queridos amigos Luís Carlos e Mariana, que bem que soube aquela recepção.
Agora, finalmente? uma boa recuperação.
Um abraço.

Susana disse...

Obrigada Luis! Será uma madrugada que não esquecerei de certeza! Foram uns queridos em esperar pela chegada do meu pai, do Daniel e Otília que grande recepção do Luis Carlos e da Mariana lá no fim da escadaria da muralha! E depois a cantarem-me os Parabéns em plena praça! Obrigada, por partilharem conosco aquele dia! Parabéns pela sua prova, excelente!
Beijinhos para todos