Partida da 15ª TRANSESTRELA – MARATONA DE MONTANHA DA SERRA DA ESTRELA O Grupo Desportivo de Sameiro e a Fundação INATEL – Agência da Guarda, com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas, Junta de Freguesia de Sameiro, Parque Natural da Serra da Estrela e Terras de Aventura organizaram hoje a 15ª da Maratona Pedestre em Montanha e uma marcha pedestre não competitiva.
A TRANSESTRELA disputou-se na distância de Maratona de Montanha. É uma competição que se caracteriza pela alteração anual de percurso de modo a mostrar a beleza da Serra da Estrela em toda a sua plenitude, facto que aconteceu nesta sua 15ª edição.
Centrada no Parque de Campismo da Relva da Reboleira – SkiParque (Sameiro), onde teve partida e chegada, de seguida os atletas passaram em pontos de interesse paisagístico e ambiental no coração da Serra da Estrela tais como o Cabeço da Azinheira, Mata do Fragusto, Cabeço da Azinha, Gorgulão, Corredor de Mouros, São Lourenço e em trajecto que foi mantido secreto até à hora da partida. Paralelamente, disputou-se uma marcha pedestre não competitiva, na distância aproximada de 20 km, utilizando parte do percurso competitivo.

Paulo Gonçalves. O grande vencedor!
No sector masculino venceu Paulo Gonçalves do GM Guarda e em femininos a grande vencedora foi Carmen Pires do Asas do Milenium.
Desafio de Verão
Correr a Maratona é algo que me tira o sono. Mais uma vez não consegui “pregar o olho” ansiando a partida. Deitava-me e passado pouco tempo já andava a passear ao som do “Manteigas Alive” que ali se realizava.
5.30
Dada a partida, um primeiro quilómetro em torno do parque e logo o obstáculo mais difícil. Uma rampa de 3 quilómetros de dificuldade elevadíssima. Cheguei ao topo em terceiro e na descida juntei-me aos dois da frente passando com eles aos 10km . No segundo grande obstáculo não os consegui acompanhar, numa subida que nos levava ao ponto mais elevado, onde se situava a torre de vigia de incêndios (km 17). Depois de cerca de uma hora com o quarto classificado a 100 metros, aos 30km, no último grande obstáculo perdi a 3ª posição, numa descida acentuada e muito técnica os “amortecedores já não correspondiam.
Apesar da minha inexperiência neste tipo de provas fiquei contente em ter conseguido chegar ao final que era o meu grande objectivo.
Correr uma Maratona no Verão foi o desafio escolhido, a Serra da Estrela foi a eleita. Uma prova dura mas fantástica. Adorei e recomendo!
Nada nos faltou. Prova muito bem marcada e com bons abastecimentos.
Parabéns a todos os envolvidos pela excelente organização
Classificações parciais:
Geral Masculina
1º Paulo Gonçalves – CM Guarda – 03.28.46
2º João Fernandes - ARC Águas de Álveos – 03.38.50
3º Armando Teixeira – Individual 03.45.55
4º Luís Mota – União de Tomar – 03.54.05
5º João Oliveira – Porto Runners – 04.10.05
Geral Feminina
1ª Carmen Pires – Asas Milenium – 05.01.11
2ª Maria Gabriela Ribeiro – Individual - 05.13.01
3ª Mónica Sousa Asas Milenium – 05.14.11