segunda-feira, 24 de março de 2008




XXI Grande Prémio de Constância



Colaboração de Paulo Saldanha

Em Femininos venceu a madrinha (Fernanda Ribeiro) e em Masculinos Daniel Rodrigues

Fernanda Ribeiro aproveitou o facto de ser a convidada de honra da organização do Grande Prémio de Atletismo da Páscoa, de Constância e à última da hora lá se decidiu a calçar as sapatilhas para correr em ritmo de treino mais rápido os 10 quilómetros da prova principal, vencendo de forma natural o sector feminino, conseguindo mesmo o 11º lugar da classificação geral entre todos os escalões da prova principal.
Os aplausos para a campeã olímpica já antes se tinham feito ouvir na vila ribatejana, quando foi alvo de uma homenagem por parte da autarquia local que lhe atribui a Medalha do Concelho.
Em masculinos, a vitória acabou por sorrir a Daniel Rodrigues, do Núcleo de Atletismo da Lourinhã, que se conseguiu isolar nos últimos três quilómetros de prova, terminando com o tempo oficial de 31m28s.

Agostinho Lopes o melhor tomarense

Agostinho Lopes do União de Tomar foi o melhor tomarense concluindo a prova na 41ª posição com o tempo de 36m25s, logo seguido de Luís Simões, 49ª da geral, também do União que registou no final dos 10000 metros o tempo de 36m48s. Luís Mota foi o terceiro unionista no 69º lugar com a marca de 37m32s, um pouco aquém do que está a valer no momento, mas foi “vitima” de a partida ter sido dada 2 minutos antes do previsto, estando nessa altura um pouco longe do local da partida juntamente com o seu colega de equipa Luís Rodrigo.
A representante feminina da nossa cidade foi mais uma vez Carolina Feliz, tendo terminado na 227ª posição da geral individual mas conseguindo um magnifico 3º lugar no escalão de veteranas gastando 43m40s no percurso.

Nos escalões jovens Luís Mota (União de Tomar) no pódio

As primeiras atletas a entrarem em competição foram as Infantis femininas por volta das 9h30, e nesta prova foram seis as representantes de Tomar, duas com as cores do União de Tomar e quatro da ACDR da Serra. A melhor classificação pertenceu a Mariana Mota (U. Tomar) que terminou na 22ª posição com o tempo de 6m37s seguida de Liliana Nogueira da ACDR da Serra com 7m27s.
Gonçalo Rodrigo foi o representante do União no escalão de Infantis Masculinos, começando aqui os excelentes resultados dos atletas tomarenses, ao obter o 9º lugar no escalão com o tempo de 5m55s. Foi uma estreia promissora deste jovem nabantino que com um pouco mais de experiência teria obtido um resultado melhor.
Nas iniciadas femininas a representante da ACDR da Serra Daniela Duarte, classificou-se na 28ª posição com o registo de 9m48s, enquanto que no escalão masculino o seu colega de equipa Diogo Louro, mais uma vez mostrou credenciais ao obter o 9º lugar com o registo final de 6m23s.
Nos Juvenis Masculinos, dos 3 representantes da nossa cidade coube a Jorge Saldanha a melhor classificação na 15ª posição efectuando o tempo de 11m09s, seguido de Vincent Rodrigues no 27º lugar com a marca de 12m23s. Um pouco mais atrás Alexandre Soares terminou em 30º gastando mais 10 segundos que o seu colega do União.
Na ultima prova dos escalões de formação, que correram enquanto os mais “velhos” faziam os 10 km, os Benjamins femininos e masculinos, separadamente cumpriram os 500 metros da sua prova, surgindo nestas provas dois grandes resultados, começando com o excelente 4º lugar de Sofia Rodrigo muito perto da primeira classificada, tendo feito a marca de 1m50s. Nos rapazes aconteceu a primeira subida ao pódio por parte dos atletas do União quando Luís Mota conseguiu o 3º lugar, gastando 1m38s no percurso. Um pouco mais trás cortou a meta o atleta Tiago Romero da ACDR da Serra com a marca de 1m56s, logo seguido de Pedro Saldanha com 2m00s fechando este grupo de atletas David Silva também da ACDR da Serra com 2m32s.

De registar que terminaram a prova principal 398 atletas e 246 nos escalões jovens e que num total de 21 equipas classificadas, em que só contavam os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis o registo as equipas de Tomar classificaram-se respectivamente na 11ª (União de Tomar) e 20º lugar (ACDR Serra).






Sem comentários: