segunda-feira, 4 de abril de 2016

33ª Edição das Três Léguas à Volta do Nabão - Tomar

No passado domingo, dia 6 de Março, integrada nas comemorações do dia da Cidade de Tomar, realizou-se a 33ª edição da já tradicional prova 3 Léguas do Nabão.
A prova organizada pelo CALMA com a colaboração da Camara Municipal de Tomar, Associação de Atletismo de Santarém e ainda algumas empresas de Tomar, decorreu em ambiente de festa e foi constituída pela primeira vez por 4 eventos. A prova principal, corrida de aproximadamente 15 km, a mini légua que contou com 58 atletas, a leguazinha (novidade), destinada aos ATL dos agrupamentos escolares que contou com a participação de 7 equipas (com cinco crianças e um adulto) totalizando 42 participantes, e ainda a tradicional caminhada que contou com a presença de 170 caminheiros.
Depois de alguns anos com uma fraca adesão de atletas, de 2008 a 2014 não chegou aos 300 atletas, a edição deste ano voltou a ultrapassar essa marcar, terminando a prova 341 atletas, mais 16 que a edição de 2015. São sinais de crescimento, de melhor organização, que decerto levarão a que num futuro próximo o meio milhar de atletas seja atingido.

O vencedor desta edição foi o atleta Tiago Silva, em representação da ACR de Santa Cita, terminando os cerca de 15km da prova em 51m34. Seguiu-se Cristiano António (AC Vermoil) com o registo de 53m30, a completar o pódio ficou o unionista Marco Francisco com mais 20 segundos. Imediatamente depois ficou o seu colega de equipa Pedro Lopes com o tempo de 55m07.
Seguiu-se na 7ª posição, o totalista da prova, o tomarense Luís Mota (CB Abrantes) com o tempo de 56m06 e com o mesmo tempo ficou o atleta do União FCI de Tomar João Plácido. 
Família Mota Presente. 1º Junior, 1º M45 e 1ª Feminina


Em 63ª da geral, mas a primeira atleta feminina a cortar a meta foi a tomarense Mariana Mota em representação do SL Benfica, ela que é marchadora, mas que fez questão de marcar presença nesta prova tomarense, tendo realizado o tempo de 1h04m51, bem acompanhada pelo unionista Jorge Lercas que terminou com o mesmo tempo e um lugar depois. Referencia para segunda atleta feminina em 90º lugar com 1h07m38, Deonilde Costa do ACVermoil.O pódio feminino foi composto ainda por Silvia Jorge (257ª da geral) do Núcleo Sportinguista de Torres Novas tendo registado o tempo de 1h10m42.

Sem comentários: