terça-feira, 29 de abril de 2008


DESPORTIVAMENTE FALANDO


O modelo de vida que tem vindo a proliferar nas sociedades modernas assenta no sedentarismo.
As práticas de vida pouco saudáveis, manifestam-se logo desde os primeiros anos de vida.
“A criança necessita de brincar utilizando o corpo como principal meio de expressão”.
As crianças são convidadas a ficarem sentadas usufruindo de uma série de recursos “pedagógicos”, onde o principal objectivo, em muitos locais, é mantê-las ocupadas e sossegadas.
Na fase das operações concretas, segundo Piaget; o jogo deve ser um meio de desenvolvimento integral da criança.
A idade entre os 6 e os 12 anos é a fase sensível do desenvolvimento da coordenação, equilíbrio, flexibilidade e velocidade. O queimar esta etapa de desenvolvimento na criança irá limitá-la ao longo da sua vida e por muito que treine depois desta fase dificilmente conseguirá atingir valores elevados de desenvolvimento. Por esse motivo nadar e andar de bicicleta em criança consegue-se quase sem ajuda, pelo contrário é necessário muito trabalho em adulto, ou o exemplo de uma ginasta com mais de 18 anos ser considerada veterana!
A escola é o espaço fundamental para valorizar a prática do exercício físico.
O Desporto Escolar deverá ter mais visibilidade, para tal devem ser convidados encarregados de educação a assistir às actividades para motivarem os seus educandos.
Sugestão:
Um pouco por toda a parte existem infra-estruturas municipais com várias valências que possibilitam um leque alargado de opções para as crianças, jovens e adultos.
Para começar deveremos consultar o médico de família, seguidamente escolher a roupa e o calçado de acordo com a modalidade que vamos praticar.
Deveremos efectuar as actividades de acordo com as características individuais (idade, sexo, peso e aptidão física).
Em cada treino iniciar com um pequeno aquecimento de mobilização geral, segue-se a parte fundamental e no final o retorno à calma com alguns exercícios de alongamento dos grupos musculares mais envolvidos na actividade.
Não esquecer a hidratação (água) e uma alimentação rica em peixe, frutas e legumes.

Sem comentários: