quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Corta Mato


Corrida a corta-mato, apenas corta-mato, cross ou crosse é um desporto de equipa em que os atletas competem numa corrida em terreno aberto ou acidentado. Difere de corrida em estrada ou corrida em pista principalmente no percurso, que poderá incluir relva, lama, mata ou água, e no sistema de classificação. As equipas são compostas de entre cinco a sete corredores. É um dos desportos mais participativos e tem lugar normalmente no Outono/Inverno.
História
O corta-mato é um desporto originariamente inglês criado no início do século XIX. Era então, no entanto, um desporto completamente diferente do actual, conhecido por "caça ao papel". Um grupo de corredores seguia um percurso escolhido aleatoriamente e deixava cair no chão marcas de papel enquanto corria. O grupo rival deveria ir em encalço do primeiro, seguindo os rastos marcados pelos papéis. Era um desporto praticado principalmente por universidades, como as de Cambridge e de Oxford.
Corridas e distâncias
Cada corrida a corta-mato é diferente das outras. As distâncias são de uma forma geral classificadas em divisões, no entanto pouco há de comum entre quaisquer duas corridas para além da distância. Como tal, não podem ser feitas comparações correctas entre desempenhos de atletas em corridas diferentes. Por essa razão não são registados os recordes dos tempos mais rápidos das competições internacionais.
Fonte: wikipédia

4 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá amigo Luís
Esta pequena passagem por estes terrenos quer dizer que vai ser visitante assíduo neste tipo de provas nos próximos tempos.
É um terreno propício para se ganhar força muscular e que pode ser aproveitada para melhorar o desempenho nas provas de estrada ou de pista.
Eu por natureza, (porque gosto dela) sinto-me bem a fazer corta-mato ou cross, embora que o faça agora com redobrado cuidado tendo em conta a idade dos meus ossitos.
Um abraço, amigo.

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo LUIS bom dia, me desculpe se não venho aqui tantas vezes no seu blog, é pq são muitos blogs dos amigos a visitar e o tempo é curtissimo e não da para ver todos.
Muito legal essa explicação sobre o CORTA MATO, bom eu só lhe digo uma coisa é melhor correr o CORTA MATO do que as vezes nós corrermos nas ruas no asfalto em meio a poluição, aí em Portugal vcs chamam de CORTA MATO, aqui no Brasil chamamos de Cross Country e quando corro uma corrida assim ou faço treino, é maravilhoso, muito legal correr na natureza sem ter que preocupar com a poluição.

Um forte abraço amigo e lhe desejo boas passadas

JORGE CERQUEIRA

Rui disse...

Corta-mato, isto sim é corrida pura e bruta, quem tem pernas é que anda!!, Não há cá miaus nem fru-frus...
De longe a minha modalidade preferida.
Infelizmente (e uma vez que sou praticante de triatlo), esta versão de corrida ainda não está integrada em praticamente triatlo algum (á excepção dos "nuestros hermanos").
Tal como referido pelos post's anteriores uma contacto muito bom coma a natureza, embora a exigir muito mais aos praticantes.

1 abraço p/ ti e tb p/ os já habituais visitantes deste (mt bom) blog.
Rui Sousa

Unknown disse...

Ola Luís... fiz um corta mato, poucos kms, mas prova muito dura, desgasta muito.