quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Apoio psicológico ao corredor

Muitas vezes, para a competição,
preocupamo-nos em grande parte com o factor físico não treinando a mente.
Encontrei este documento, de André Vazquez, que ajuda, no apoio psicológico, todos aqueles que pretendem enfrentar o grande desafio. CORRER A MARATONA!


Aproxima-se o dia da Maratona, o momento tão esperado da partida. Finalmente irá enfrentar o atractivo desafio dos 42.195 quilómetros:

“O que se irá passar durante a corrida?”, “Como responderei?”, “Serei capaz de terminar?”, “Conseguirei fazer um bom tempo?”

A importância do desafio, o desejo de que comece a corrida, a incerteza acerca do desenvolvimento da prova e o resultado final propiciam, que o corredor se encontre num estado de super activação nos dias e horas anteriores à prova. Esta situação dificulta-lhes o funcionamento normal, o descanso, o dormir e uma boa digestão.

Uma correcta alimentação e o adequado treino físico são alguns aspectos chave para enfrentar a corrida nas melhores condições possíveis. Na ausência de treino psicológico que poderia ajudas esses corredores, seguem alguns conselhos práticos.

Os seus objectivos para a corrida:

Considere o que fez noutras corridas prévias, as características desta maratona e seu estado de forma actual. Decida o seu objectivo realista. Depois, é aconselhável que estabeleça objectivos parciais ao longo de toda a corrida (por exemplo, chegar a um determinado quilómetro num tempo concreto). Desde o início, procure ter vários objectivos parciais que estejam próximos. Também poderá pensar nalgum prémio ou recompensa que possa dar a si próprio caso consiga atingir os seus principais objectivos parciais.

Objectivo Realista:

Objectivos Parciais:

1-

2-

3-

Planifique sua corrida:

Estude o percurso da prova, tendo em conta a dificuldade em cada troço e planifique sua táctica. Não pense na corrida que é feita pelos outros corredores. Faça um Plano Pessoal, aquele que acredite ser o melhor para si. É importante dosear o seu esforço (onde ir mais devagar, onde ir mais rápido...).

Antecipe possíveis dificuldades:

Se os objectivos do plano são realistas e tudo correr bem, deve conseguir aquilo a que se propôs. Mas durante a corrida podem surgir alguns contratempos que dificultem o seu desempenho. Que dificuldades podem surgir durante a corrida? (cansaço, dor, quedas, pensamentos negativos, não conseguir algum objectivo parcial, etc.). Pense sobre esta questão e antecipe a estes contratempos para que não o apanhem de surpresa. Após identificá-los pense no que fará caso eles apareçam, para o ajudar deve ter desenvolvido uma estratégia prévia:

Dificuldades mais prováveis X Estratégias para controlá-las

Controle os pensamentos negativos:

Durante a corrida pode ter muitos pensamentos negativos (“estou muito cansado”, “não posso mais”, “as pernas doem muito”, não vou conseguir”, etc.). Para tentar controlar estes pensamentos deve escolher uma palavra-chave (por exemplo: Stop; Calma; Tranquilo).

A minha palavra-chave: Quando durante a corrida aparecem os pensamentos negativos, utilize com muita energia a palavra-chave para cortá-los taxativamente. Depois, deve ter pensamentos alternativos para substituir os pensamentos negativos que tinha. Por exemplo, pode concentrar-se nas passadas e contar cada passo (1,2,3,4,5,etc), recordar corridas anteriores nas quais foi capaz de conseguir os seus objectivos (recorde sensações positivas daquele momento), relembrar o seu plano para esta prova, ou realizar qualquer outra actividade mental que lhe seja útil.

O mais importante de tudo, é que decida antes da corrida qual ou quais serão os seus pensamentos alternativos. Na corrida pode controlar teus pensamentos negativos se utilizar com energia a palavra-chave (__________ !!!) e logo depois aplicar alguns dos pensamentos alternativos que tenha decidido. Ensaie esta sequência antes da corrida (palavra chave e pensamentos alternativos).

Recorde:

1) Aparecem pensamentos negativos;

2) Utilize sua palavra-chave;

3) Utilize alguns pensamentos alternativos.


Fonte: André Vazquez
Consultor Webrun da seção Ultramaratona. É graduado em Educação Física e Mestre em Psicologia do Esporte pela Universidade de Madri. Recordista continental de ultramaratona de 48 horas com 357,2 km (Phoenix), nono colocado no ranking mundial de ultramaratona de 48 horas (2000) e em 1997 foi o recordista mundial de quantidade de maratonas feitas em um ano. Ao todo foram 51 maratonas http://www.webrun.com.br/maratona/conteudo/noticias/index/id/1251

3 comentários:

MPaiva disse...

Cada pessoa tem a sua própria forma de reagir aos problemas e às adversidades, pelo que essas dicas são interessantes e não devem ser descuradas nesses momentos mais difícies. No entanto, a força mental de uma pessoa não se constroi de um dia para o outro.
Por isso mesmo, é muito importante preparar a Maratona convenientemente, fazendo os treinos que são necessários. Depois, é fundamental fazer uma gestão adequada da prova, gerindo o esforço ao longo do tempo.
A parte psicológica está misturada com tudo isto e é com esta perspectiva que deve ser trabalhada. Quanto melhor treinarmos, melhor estaremos psicológicamente. Quanto melhor nos conhecermos, melhores condições de reacção teremos perante os problemas.
Por isso mesmo, que ninguém se engane ao pensar que corre uma maratona só com força psicológica!

joaquim adelino disse...

Olá amigo Luís.
Os amigos maratonistas vão gostar de passar os olhos por cima de tanto conselho, mas como diz o Paiva se não houver treino adequado não há resistência psicológica que aguente. Então meus amigos maratonistas cuidem-se. Eu como vou só fazer a Meia Maratona penso que metade daqueles conselhos já me vão ajudar muito.
Um abraço e até Domingo.

Fernando Andrade. disse...

Considero de grande utilidade estes conselhos mas, tal como disse o Paiva e o Adelino subscreveu, de nada serve a força psicológica se não houver uma preparação de base para se fazer uma maratona. Por outras palavras, não adianta "tentarmo-nos enganar" com palavras de estímulo se não tivermos em conta objectivos realistas. Mais importante que os "pensamentos alternativos" para combater os momentos críticos é termos presente que marca poderemos fazer em função da preparação efectuada e respeitar escrupulosamente o ritmo da passada até meio da prova. O melhor que temos a fazer é considerar que a 1ª meia corresponde ao aquecimento e que a maratona começa ali, dos 21 aos 42.
Se eu sei que não me tendo treinado adequadamente, não posso aspirar a "meter" um andamento para 3,15 (que considero realista mas com uma preparação cuidada). Se o fizer "darei o estoiro" à meia e até se tornaria perigoso se, ao notar a quebra, procurasse manter o ritmo recorrendo às tais palavras-chave tipo "Tu consegues", "tranquilo" e outras que tais.
A psicologia só vale metade da maratona se não esperar que a outra metade caia do céu.
No meu caso, em que penso ser realista se apontar para 3,30, a "minha" psicologia vai basear-se nas "cautelas e caldos de galinha...". O "Yes, you can" vem a seguir.
Está quase.
Grande abraço e até Domingo.
FA