domingo, 29 de setembro de 2013

III Grande Trail Serra Darga

André Rodrigues (OffTell Runners/JV) venceu ontem, em Dem (Caminha), a 3ª edição do Trail Serra D`Arga, prova organizada pelo prestigiado Ultramaratonista Carlos Sá.
Em femininos, Cristina Ponte (Off Tell Runners/JV) foi a primeira classificada, nos 45 quilómetros
Partida do III GTSA

Na prova de 21 quilómetros os mais rápidos foram Jorge Aires e Sara Brito (CA Barreira) e nos 13 quilómetros Asdrúbal Freitas (Inov Portugal) e Inês Medeiros (Mimoarte.com)
Participei na prova principal
A prova merecia todo o respeito, pelo percurso (2500+ em 45 Km) e pela presença da grande maioria das figuras do “Trail Nacional”.

Tinha decidido gerir até meio da prova (21 Km) e depois implementar um ritmo mais forte. A estratégia não surtiu efeito, uma vez que comecei como terminei, muito desgastado e sem capacidade para lutar pela liderança. Terminei em 10º lugar na geral. A época foi longa e agora terminou, sempre dando o meu melhor.
A meio da corrida, seguia-se a parte mais dura.

Terminei assim o Circuito Nacional de Ultra Trail, participando em todas as provas e do qual fui o 1º classificado.
Felicito a organização e todos os que participaram. Agradeço a todos os Amigos o apoio manifestado.

domingo, 22 de setembro de 2013

1º Trail do Lapedo

Com o objetivo de contribuir para a divulgação da beleza natural e paisagística do Vale do Lapedo, do sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho e simultaneamente de promover a atividade física competitiva de lazer em ambiente natural, realizou-se hoje o 1º Trail do Lapedo. Simultaneamente decorreu a1ª Caminhada do Lapedo, num percurso pelo paradisíaco vale.

Organização, entidades e 1ºs Classificados do 1º Trail do Lapedo
A prova foi organizada pelo Leiria Marcha Atlética Clube, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Eufémia, da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e contou com o apoio técnico da OFFcrono.pt.

Desde cedo começaram a chegar os atletas, sendo mesmo a madrinha, a atleta olímpica Inês Henriques, das primeiras a chegar. Nota dominante foi a simpática presença de muitos jovens marchadores, dos melhores de Portugal, que aproveitaram esta região e o seu percurso para se iniciarem neste tipo de aventuras.

Os três primeiros no 1º Trail do Lapedo ( Foto de Victor Ferreira)
Carlos Carmino foi o rosto desta bela organização, que contou com a experiência e o “dedo” de alguns dos principais traçadores de percursos de Trail da região. Estão todos de parabéns pelo trabalho realizado.

O percurso foi rápido, mas exigente. Luís Mota do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere foi o vencedor, seguido de Samuel Lopes do Clube de Atletismo da Barreira e o terceiro atleta a cortar a meta foi Paulo Ferreira, do Crossraid.

Em femininos, o domínio foi da equipa Off Tel runners/JV, com as três atletas a ocuparem os três primeiros lugares. Patrícia Carreira foi a grande vencedora, seguiu-se Patrícia Casalinho, na segunda posição e Alexandra Ferreira, completou o pódio.

Coletivamente, triunfou a equipa Off Tel Runners/JV, sendo simultaneamente a primeira equipa e a equipa mais numerosa.



MEO Urban Trail Lisboa 2013

O UTL, é um novo conceito de corrida, englobado num projeto mais global o UrbanTrail Series, que leva os seus participantes a desafiarem-se na Aventura e a conhecer o mais íntimo das cidades.

Luís e Mariana Mota na partida do " Meo Urban Trail Lisboa"

No passado sábado, dia 21 de setembro, realizou-se em Lisboa, a segunda edição do “UrbanTrail Lisboa”.
Gildo Silva (offtelrunners) foi o 1º classificado, Luís Mota (CA Ferreira do Zêzere) foi o segundo e João Pimentel o terceiro classificado da geral.

Nas senhoras, Inês Marques foi a grande vencedora, na segunda posição Andreia MoçoMariana Mota (CA Ferreira do Zêzere) ficou na 3ª posição, na geral feminina.
Organização e Atletas no final da "Festa do Trail Urbano" em Lisboa



Fotos da prova

Aqui , aqui e aqui!

domingo, 15 de setembro de 2013

I Trail do Sor

Realizou-se no passado domingo, dia 15 setembro, em Ponte de Sor, a primeira edição do “Trail do Sor”
"Primeiros classificados do I Trail do Sor"
Na prova principal na distância de 30 Km, Vítor cordeiro (AC Portalegre) foi o 1º classificado. O atleta da “alcateia ”cumpriu o percurso em 02:27:03, debaixo de forte calor. Seguiram-se João Ginja (Cacém Trail)  na segunda posição e Luís Mota (CA Ferreira do Zêzere) foi o terceiro da geral.
Nas senhoras, Cristina Ponte foi a grande vencedora, na segunda posição Vitorina Mourato (AC Portalegre) e Andreia Mira (EIC AMD) ficou na 3ª posição, na geral feminina.
No Mini Trail, de 17 Km, triunfou Tiago Valério (CCDM Portalegre), em masculinos e Paula Rodrigues (CBA), em femininos.
 
 

domingo, 8 de setembro de 2013

XV Grande Prémio de Atletismo de Águas Belas - Ferreira do Zêzere

Englobado no programa de festas da localidade, realizou-se ontem, em Águas Belas, no concelho de Ferreira do Zêzere, o XV Grande Prémio de Atletismo, da localidade.
 
Partida da prova principal - XV GP Águas Belas ( Foto Zé Paulo Marques)
A organização coube ao Clube de Atletismo local, com o apoio da Junta de freguesia de Águas Belas, Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Associação de Atletismo de Santarém, Corpo de Escuteiros, Bombeiros e Guarda Nacional Republicana.
Realizaram-se provas em todos os escalões. Em início de época os “jovens atletas” já apresentaram bons desempenhos.
Filipe Rosa e Ana Alves os grandes vencedores
Filipe Rosa  "O Grande Vencedor" ( Foto Zé Paulo Marques)
Pela quarta vez foi o atleta ferreirense Filipe Rosa, que representa o GA Fátima, a vencer a prova, este ano na distância de 8500 metros, com o tempo de 00.26.33. Na segunda posição ficou o campeão regional de estrada, João Valente, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere (CAFZ) (00.28.07) e em terceiro Cristiano António, do Atlético Clube de Vermoil (00.30.25).
Nos 4300 metros femininos, a atleta júnior, Ana Alves (ADRN) venceu com 00.16.56. Seguiu-se Vanessa Rosa do Águas Belas (00.17.53) e a terceira classificada foi Mariana Mota (CAFZ) (00.18.00), segunda júnior.

Coletivamente venceu a Casa do Benfica em Abrantes, o União de Tomar foi a segunda equipa e a ADR Águas Belas ficou na terceira posição.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ultra Trail du Mont Blanc 2013

Realizou-se no passado fim-de-semana, nos Alpes, a principal corrida mundial de Trail, numa extensão de 168 quilómetros em torno do Monte Branco.
Entre os 2300 atletas de todo o mundo quarenta e um eram portugueses.


O apoio sempre presente
O UTMB – Ultra Trail du Mont Blanc teve partida e chegada em Chamonix (França) e passou por três países - França, Suíça e Itália. Os atletas tiveram de enfrentar ao longo de 168 quilómetros, sete vales, 71 glaciares  e  400 cumes do maciço do Monte Branco, totalizando 9.600 metros de desnível positivo, num tempo limite de 46 horas.
"Luís Mota, um tomarense entre milhares de ultramaratonistas"
Tinha o sonho de realizar esta prova em França, Chamonix e passar por três países - França, Suíça e Itália a correr. O Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) a principal corrida mundial de Trail.
O desafio era grande mas, nesta distância e em altitude tudo poderia acontecer.
Dada a partida, tudo corria dentro da normalidade. Os quilómetros (Km) foram passando mas, aos 79 (Km) o corpo começou a rejeitar tudo o que era ingerido. Foram 19 horas de gestão com um único pensamento: “ A dor de abandonar seria muito maior do que qualquer outra a suportar”.
Ao longo dos quilómetros tive sempre a companhia da família e amigos que me  encorajavam e curiosamente foi na cerveja sem álcool que encontrei a solução para “enganar o estômago”.
Luís Mota, após terminar o UTMB 2013
Termino agora a época desportiva e como estou agradecido pelos momentos que vivi, em treinos, convívios ou em conversas sobre esta prova.
Apenas me resta dizer:
“Não desistam dos vossos sonhos”