segunda-feira, 27 de maio de 2013

Carlos Sá e Nerea Martinez vencem Madeira Island Ultra Trail


Carlos Sá (Desnível Positivo/ SportZone) venceu no passado domingo o MIUT, na distância de 116 quilómetros. Em femininos, a espanhola Nerea Martinez Urruzola, foi a primeira classificada.

Os Grandes vencedores MIUT 2013
Esta dura travessia da ilha, teve a partida pelas 0 horas de sábado, dia 25 de maio, em Porto Moniz e chegada a Machico, passando pelos principais picos do arquipélago. Simultaneamente realizou-se o Campeonato de Portugal de Ultra Trail, prova que selecionou os melhores atletas lusos para o Campeonato do Mundo de Ultra Trail 2014 que se realizará em Itália. Carlos Sá e Susana Simões foram os grandes vencedores.

Luís Mota, do clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere participou nesta corrida. O atleta ribatejano completou a prova em 18 horas tendo sido o 6º classificado da geral e 2º M40.

Luís Mota 2º M40 (K115)

domingo, 19 de maio de 2013

Grande jornada de Trail em Portalegre

Realizou-se ontem, em Portalegre, a 2ª edição do  Ultra Trail de São Mamede (UTSM), na distância de100 Km.
Partida do UTSM
A partida foi à meia-noite na pista do Estádio dos Assentos, lançando mais de 300 ultra-trailers para desafiar os seus limites na serra de São Mamede.

A prova foi disputadíssima, com vento, chuva e muito frio. Para quem ficou em casa, a organização a disponibilizou o acompanhamento em direto, através da internet.
Nos primeiros quilómetros, Vítor Cordeiro, Luís Mota e Nuno Carpinteiro tomaram a dianteira e foram galgando quilómetros a bom ritmo. Por volta do 30º quilómetro, Bruno Silva juntou-se ao trio e seguiram juntos até Marvão (60 Km), local onde Vítor Cordeiro se viu obrigado a desistir, fruto de duas aparatosas quedas. O azar bateu à porta de Vítor Cordeiro, obrigando-o a desistir pela primeira vez na sua grandiosa carreira de atleta.
Luís Mota, a terminar o UTSM 2013

Depois de Marvão o equilíbrio manteve-se e tudo se decidiu nos 20 quilómetros finais onde Luís Mota (CA Ferreira do Zêzere) se superiorizou e repetiu a vitória alcançada em 2012. Nuno Carpinteiro, vencedor do Trail Terras de Sicó, foi o 2º classificado ocupando Bruno Silva (Amigos da Montanha) o terceiro lugar do pódio. Em femininos venceu Júlia Conceição (FC Penafiel).
Luís Mota, Nuno Carpinteiro e Bruno Silva
No Trail Longo de São Mamede (TLSM), na distância de 42 Km, os vencedores foram os atletas Pedro Alberto (Forrest Gump) 3 H 43 M 31 s e Filipa Gonçalves (AC Portalegre / UTSM) 5 H 17 M 31 s.
Por sua vez no Trail Curto de São Mamede (TCSM) com percurso de 24 Km, Tiago Valério (CCDM de Portalegre) venceu com 2 H 01 m 54 s nos homens enquanto nas senhoras o triunfo sorriu  a Cristina Couceiro (ARSM) com 2 H 22 m 25 s.
Grandiosa jornada de Trail em São Mamede. Felicitamos todos os que se envolveram, dinamizaram ou participaram neste evento desportivo.
Todas as informações Ultra Trail de São Mamede (UTSM)

domingo, 12 de maio de 2013

3º Trail Castelo de Abrantes

Marco Marques, do União de Tomar (UT) e Adelindina Lopes, da Casa do Benfica de Abrantes (CBA), foram os grandes vencedores da terceira edição do Trail Castelo de Abrantes, na distância de 33 quilómetros (Km).
Marco Marques o grande vencedor
Numa manhã de primavera, o forte calor foi nota dominante nesta corrida. Os atletas partiram da Praia Fluvial da Barragem da Lapa e terminaram no Castelo de Abrantes.
Marco Marques e Luís Mota, cedo se destacaram e tomaram a dianteira. Após uma parte inicial mais técnica os dois atletas ainda repartiram a liderança, que cedo foi desfeita com a imposição de forte ritmo, por parte de Marco Marques, nos quilómetros de estadão mais rolante.
Marco Marques trinfou destacado, seguindo-se Luís Mota (Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere), 1º veterano em prova, sendo o 3º classificado o italiano Guiannuzzi Simon (Insubriaskyteam).
Os três primeiros classificados da prova de Trail
Em femininos domínio da Casa do Benfica de Abrantes com a 1ª, Adelindina Lopes e 3ª Maria Sá, sendo a 2ª classificada a italiana Elisa Miotto (Insubriaskyteam).
Venceram a prova de 15 (Km), Nuno Gravito (Pinhal Total) e João Plácido (União de Tomar) ficando o tomarense, em representação da (CBA), Marco Franco na terceira posição.
Os três primeiros classificados da prova de  Mini Trail 15K
Coletivamente triunfou a Casa do Benfica de Abrantes e a 2ª posição foi para a Associação “O Mundo da Corrida”.
Novo percurso, maior beleza natural!
Semanalmente somos presenteados com agradáveis organizações. O Trail de Abrantes teve um traçado melhorado, bem marcado e com uma organização empenhada no apoio ao atleta.
Felicito esta grande organização assim como a autarquia que apoiou.
É agradável para os atletas e organizações sentirem apoio. Aqui, a autarquia está muito bem representada, tal como na edição anterior, com o vereador do desporto sempre presente, no apoio e incentivo aos eventos do seu concelho.

 

domingo, 5 de maio de 2013

Fernando Gomes e Rute Martins triunfam no “I Trail Nabantino” em Tomar

Depois do feito alcançado no passado mês, nos Trilhos do Almourol, os atletas ferreirenses voltaram a vencer, agora em Tomar, na primeira edição do “Trail Nabantino".

 
Partida do I Trail Nabantino

Em dia de comemorações, centenário do União de Tomar e "Dia da Mãe”, nasceu uma nova corrida em Tomar. Do evento os participantes poderiam optar pelos 25 quilómetros competitivos ou pela caminhada de 10 quilómetros.
 A temperatura elevada foi uma dificuldade acrescida para os participantes, felizmente a sombra fazia parte de muitos quilómetros da prova.
Dada a partida os atletas saíram agrupados mas, ao quilómetro quatro, a subida da Senhora da Piedade seleccionou os grupos. Assim Marco Marques (UT) e Fernando Gomes (CAFZ) tomaram a dianteira. Na perseguição Luís Mota (CAFZ) e no seu encalce, Nuno Dias (CA Barreira) e Luís Cancela (UT). Esta situação manteve-se durante a prova sendo que no final, Fernando Gomes venceu destacado, Marco Marques foi segundo e Nuno Dias, à entrada do último quilómetro ascendeu à terceira posição.





Vencedores do I Trail Nabantino


Coletivamente o União de Tomar foi a primeira equipa, segundo lugar para o Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere e a ACR de Santa Cita foi a terceira classificada.
Organização de excelência, num percurso muito agradável. O evento terminou em festa, tal como começou.
Felicitamos todos os que organizaram, colaboraram e participaram nesta excelente iniciativa.

Classificações I Trail Nabantino
 

“Oh Meu Deus K 160” Covilhã 2013

Realizou-se no passado fim-de semana, dia 26, 27 e 28 de abril, na Covilhã (Serra da Estrela), a terceira etapa do circuito de 2013 do “Oh Meu Deus”.

A liderança ao quilómetro 12
 (Foto Pedro Antunes)
Na prova principal na distância de 100 milhas, pela primeira vez realizada a distância em Portugal, Luís Mota (CA Ferreira do Zêzere) foi o 1º classificado, António Silva (NEL Pé De Atleta) classificou-se na segunda posição e João Colaço (NEL Pé De Atleta) foi o terceiro da geral. Nas senhoras, A Brasileira Cristina Goulard venceu e na segunda posição ficou Teresa Afonso..
Três primeiros da prova de 100 Milhas

A organização da “Horizontes” proporcionou aos atletas a possibilidade de se sagrarem pioneiros nas “100 Milhas” em Portugal, mas as condições climatéricas adversas aleadas à dureza do percurso levou muitos a abandonar.

Realce para a presenta de Márcio Vilar, Ultramaratonista Brasileiro que valorizou este evento.