sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

31 de Dezembro de 2010 – II Peregrinação TomarAcorrida a Fátima

Pelas 8.30 horas parti das Aboboreiras (Tomar) em direcção ao Santuário de Fátima.

O Itinerário foi cumprido dentro do planeado.
Nesta edição corri com a companhia de muitos Amigos no pensamento, muito boa companhia e o meu irmão, que se juntou a esta iniciativa em Ourém.
Luís e Manuel Mota a cerca de 3 km de Fátima
Fui um percurso de 40 quilómetros, onde reflecti e efectuei o balanço de 2010 de uma forma tranquila e emocionante como é o de uma peregrinação.

Agradeço aos que me auxiliaram, acompanharam e deram bons conselhos durante este ano que agora termina.

Números do Tomar > Fátima
1ª Edição – 28 de Dezembro de 2009 – Sozinho - Tempo: 03.19.01
2ª Edição – 31 de Dezembro de 2010 – Luís e Manuel Mota - Tempo: 03.06.00
3ª Edição - 26 de Dezembro de 2011


Votos de um bom ano para todos!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

22ª Edição da São Silvestre dos Olivais

Partida da 22ª SS Olivais
Ricardo Dias, do Maratona CP e Clarisse Cruz do Sporting CP venceram a edição 2010 da São Silvestre dos Olivais.
A partida da Corrida, na distância de 10000 metros, foi nas proximidades da Junta de Freguesia dos Olivais, os atletas seguiram em direcção da “expo”, onde efectuaram o retorno, para terminarem onde tinham começado a competição.
Clube de Actividades de Lazer e Manutenção de Tomar (CALMA) e Águas Belas nos Olivais
Medeiros, António e Mota
De Tomar participaram António Carlos e Vítor Medeiros, em representação do CALMA, Luís Mota a correr pela ADR Águas Belas e o apoio à comitiva foi da Mariana.
O prazer de correr ao lado de uma campeã
Para hoje queria correr e ter prazer na corrida. Parti com normalidade e depois meti uma cadência uniforme na companhia de Ana Cabecinha, atleta Olímpica que tão bem nos tem representado. No final a atleta simpaticamente nos presenteou com uma fotografia, para o nosso álbum das melhores recordações.
Ana Cabecinha, Mariana e Luís Mota

Último resultado oficial de 2010:
Geral: 64 Dorsal: 696 Atleta: LUIS MOTA 40 Escalão: M4044 6º Equipa: ADR Águas Belas Tempo 00:35:53


Um bom ano para todos!


34º São Silvestre de Coimbra

José Moreira e Anália Rosa foram os grandes vencedores da 34ª edição da São Silvestre de Coimbra.

Ontem pelas 21 horas, junto do Estádio Cidade de Coimbra, realizou-se a corrida de fim de ano da cidade dos estudantes. A prova contou com duas distâncias diferentes (6400 metros para Juniores e Seniores femininas, além de Veteranos 2 e 9600 metros para Juniores e Seniores masculinos, além de Veteranos 1) , num circuito que percorreu as ruas de Coimbra. A chuva amedrontou alguns participantes, já que dos cerca de 400 atletas inscritos, apenas cerca de 300 terminaram o evento.

No sector masculino a disputa foi maior, já que José Moreira (Cyclones) e Paulo Gomes (Conforlimpa) repartiam à partida o favoritismo. Os dois seguiram juntos uma boa parte da prova, com José Moreira a destacar-se na parte final e a vencer com três segundos de vantagem sobre Paulo Gomes. Mais longe ficou Filipe Pedro (Individual), que arrecadou um bom lugar à frente de atletas com algum destaque, como Vítor Oliveira (Maia AC) e Mário Teixeira (Sporting CP). Em femininos, a luta deu-se entre três atletas, Anália Rosa (Maratona CP), Carla Martinho (ADERCUS), Sara Pinho (Sporting), se bem que desde início que essa foi uma luta desfeita por Anália Rosa, que passou destacada à primeira volta. Acabou também destacada, com gestão controlada da sua corrida, com o tempo de 21.09 minutos, 39 segundos mais rápida que Carla Martinho. A fechar o pódio, terminou Sara Pinho, que garantiu o terceiro lugar à vontade.




Águas Belas em Coimbra


Susan Luís e Mariana


Neste final de ano a equipa da ADR Águas Belas esteve representada por Susan (12ª Vet), Mariana(12ª fem) e Luís Mota (7º Vet1), apoiados pelo Luís Carlos.


Depois de uma tarde passada na cidade a noite foi de corrida. Foi uma prova muito tranquila e em bom ambiente de festa.


Classificações da 34ª São Silvestre de Coimbra

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

II Peregrinação a Fátima 31 de Dezembro de 2010

Tomar (Aboboreiras) > Fátima (Cova de Iria) 40 km

II Peregrinação TomarAcorrida – 31/12/2010
(8.30h) Aboboreiras > (9.10h) Tomar > ( 9.30) Carregueiros > (9.50) Estação de Fátima > (10.10h) Alburitel > ( 10.45) Ourém (Abastecimento, 400metros após a rotunda das Freguesias) > (11.20h) Alvega > (11.50/12.00h) Santuário de Fátima


 I Peregrinação

Depois de um ano de corrida correrei de casa até Fátima, em agradecimento pelo bom ano que agora termina.

A partida será pelas 8.30 horas, passarei em Tomar, Alburitel, Ourém e conto chegar ao santuário às 12.00 horas.

Na primeira edição parti sozinho, na sexta-feira, último dia de 2010, convido todos os que se queiram associar a esta peregrinação.

domingo, 26 de dezembro de 2010

São Silvestre de Lisboa 2010


Jéssica Augusto e Hermano Ferreira vencem edição 2010

A terceira edição da São Silvestre de Lisboa contou mais de 3500 participantes, entre eles os grandes nomes do atletismo nacional.

A prova principal disputou-se no coração de Lisboa, dez quilómetros que levaram os atletas a passar pela Praça do Comércio (local de partida e chegada), Rossio, Restauradores, Cais do Sodré, Av. Infante D. Henrique, Campo das Cebolas, Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal.

Jéssica Augusto revelou-se a mais forte, vencendo com o tempo de 31m52s. Dulce Félix foi a segunda classificada e Anália Rosa completou o pódio feminino. No sector masculino, Hermano Ferreira foi o mais rápido (29m15s), não permitindo que José Ramos (29m50s) repetisse a vitória de 2009. Com o tempo de 30m09s, Ricardo Mateus terminou na terceira posição.


Em Lisboa com os Amigos do CALMA de Tomar

Repeti a participação em Lisboa desta vez na companhia do António Carlos, Tó Manel e do Francisco do CALMA de Tomar. Foi um dia agradável e de bom convívio desportivo.

Resultado final: 00.36.51

Luís Mota, António Carlos e Francisco
Um grande evento desportivo

 A organização tem conseguido melhorar todos os anos e cativar um cada vez maior número de participantes.

Lisboa tem uma grande São Silvestre!

(Gostaria também de ver uma Maratona em Lisboa, com o trajecto do último quilómetro igual ao desta prova).


domingo, 19 de dezembro de 2010

São Silvestre de Torres Novas 2010

Partida São Silvestre Torres Novas 2010

João Vieira venceu hoje a São Silvestre de Torres Novas. O atleta do Reboleira superiorizou-se a Hamid Hakin e Marco Franco do Alcanena que obtiveram a 2ª e 3ª posição da Geral.

A prova torrejana alterou o formato, mudando da noite para a manhã de domingo. Desta vez os primeiros a correr, pelas 9.30h, foram os da prova de 10000 metros às 11.00 horas começaram os mais jovens, um formato que em tempo de frio protege os jovens atletas.

ADR Águas Belas esteve presente

A comitiva era para ir para Lisboa com o objectivo da Mariana e o Luís Carlos efectuarem uma prova de Marcha Atlética. Ao consultar o site da prova verifico que a entrega dos dorsais do GP de Natal não se efectuava no dia da prova. Para não ir-mos até à capital e depois não poder-mos participar, optamos por viajar até Torres Novas e aí participar na sua tradicional São Silvestre.

A Mariana e o Luís Carlos obtiveram a 3ª posição nas suas provas, já na prova de 10000 metros, Luís Mota foi 2º M40(00.36.42) e a Susan terminou bem a sua prova.


Aproveitamos para desejar um Feliz Natal, a todos os Amigos e visitantes do TomarAcorrida.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Grande Prémio de Atletismo Verde Horizonte – Ortiga Mação

Partida do I GP Atletismo Verde Horizonte - Ortiga (Mação)

Jorge Correia do CA Barreira foi o grande vencedor da 1ª Edição do Grande Prémio de Atletismo Verde Horizonte. No sector feminino a vitória foi para a recente campeã Nacional de Maratona, Ana Vieira, em representação do Alvitejo.

Provas para Todos!

Pelas 15.15 horas foram os mais jovens a iniciar o programa de provas previsto para uma tarde de “Festa da Corrida”.

Uma hora depois correu-se a prova principal. Um percurso de 7400 metros com o rio Tejo como companhia. O mais rápido foi o atleta do CA Barreira, Jorge Correia seguindo-se os atletas do União de Tomar, Alcino Serras e Marco Marques. Colectivamente venceu a equipa “O Alvitejo”.

Em representação da ADR Águas Belas, Luís Carlos e Mariana Mota venceram as suas provas, Luís Mota foi o 3º veterano II e Susan Mota 5ª veterana. Colectivamente obtivemos a 6ª posição.

Uma prova completa

Mação foi um concelho onde já trabalhei e do qual guardo as melhores recordações. Da povoação da Ortiga reencontrei Amigos e participei numa excelente tarde de convívio desportivo.

A prova estava enquadrada num belo cenário natural. As pessoas saíram à rua para apoiar os atletas nos pontos de maior dificuldade.
Organização, Atletas e familiares a confraternizar

No final efectuou-se a entrega de prémios para os 10 de cada escalão (as inscrições foram gratuitas!).

Antes de partirem a organização ainda presenteou quem os visitou com um belo lanche (jantar) de convívio. Nada faltou, desde o farto beberete, carne grelhada no carvão, caldo-verde e as filhoses feitas no joelho (as minhas favoritas) com o “café da avó” (aquele feito à moda antiga).

Após o discurso final do director da prova, os atletas brindaram toda a organização com uma forte salva de palmas, em tom de agradecimento.

Felicito toda a organização da primeira edição e espero que mantenham a prova para o próximo ano.

Mais uma para registar nas favoritas de 2010.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tróia – Sagres

Realizou-se no passado sábado a já tradicional Tróia - Sagres.
Tomarenses a caminho de Sagres

De Tomar esteve uma comitiva de 7 Cicloturistas, apoiados por dois Amigos, que efectuaram os 200 quilómetros de percurso com sucesso.

Partimos da cidade do Nabão pelas 04.30h rumo a Setúbal. De barco fomos para Tróia. Pelas 8.30h iniciamos a etapa sendo os primeiros quilómetros na estrada paralela ao percurso da “Ultramaratona Atlântica”, onde me vieram ao pensamento os bons momentos passados no dia 1 de Agosto. Chegamos a Sagres 6.50h depois. A velocidade média, apesar do forte vento frontal durante todo o percurso, foi de 29.4/ Km. 

A comitiva Tomarense

Foi uma bela jornada de cicloturismo!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

É preciso recuperar!


Ontem quando fiz o saco, contava ir nadar à piscina de Ferreira do Zêzere, após o trabalho. A infra-estrutura foi ontem gravemente atingida por um Tornado. O mesmo sucedeu com habitações e empresas de muitos Amigos e familiares na povoação de Venda Nova, concelho de Tomar.

É hora de auxiliar na recuperação do que ficou atingido.









segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

40 Anos … 40 Minutos

Em dia de aniversário da Susan efectuamos um treino de 40 minutos de corrida. O trajecto foi junto das margens do Nabão e terminou no Estádio Municipal de Tomar.
Para o ano haverá mais um minuto!

domingo, 5 de dezembro de 2010

25ª Edição da Maratona de Lisboa

Vasco Azevedo, do SC Lamego, ganhou hoje a 25.ª edição da Maratona de Lisboa, sagrando-se campeão nacional da especialidade.

O atleta de Lamego já havia ganho a prova em 2007 e 2009, ultrapassou o russo Yuri Vinogradov (que viria a cair para o 6.º lugar) aos 29 km, ganhando com 2:23.09 horas, um tempo que se explica pelo forte vento e pela elevada humidade que se fez sentir em Lisboa.

No sector feminino, a vitória na prova foi para a russa Marina Kovaleva, com 2.42,40 horas, quase 14 minutos de vantagem sobre a sua compatriota Ekaterina Shlahova. A primeira portuguesa foi Ana Vieira (Zona Alta), com o tempo oficioso de 3.32,01 horas, conquistando então o título de campeã nacional.

50 Maratonas para o Amigo Valentim
José Valentim - A liderar como dorsal 50

Conheci o José Valentim num treino comemorativo do aniversário do Carlos em Peniche, era então aspirante a maratonista e lá estavam também o José Neto e o José Pajinha, elementos que frequentemente encontramos juntos nas corridas. Foram deles os primeiros conselhos e com eles efectuei o meu primeiro treino longo.

Hoje gostei de os ver a terminar mais uma Maratona e de assistir à merecida homenagem que a organização lhes prestou.

A Maratona é a Maratona...
Correr a Maratona significa muito para mim. Gosto de a preparar e de a correr.
Depois de tudo o que passa na prova, alcançar e correr aquele último mágico quilómetro é algo único, mas tão bem descrito pelo companheiro Jorge Branco na abertura do seu Blogue.

Para Lisboa contei com a ajuda da família. Foi em casa da família Ferreira/Mota que jantei e confraternizei no serão da "Prova Rainha".

No dia da Maratona o primeiro a levantar-se foi o Francisco, meu cunhado, que preparou o “pequeno-almoço do Maratonista”. A Minha irmã também fez questão de nos acompanhar e motivar para os 42 quilómetros.

Já em Lisboa aqueci com o Joaquim Adelino e depois de cumprimentar os Amigos, lá parti para a minha 11ª Maratona, com o dorsal 11 e que terminei no 13º lugar da Geral.
"No último quilómetro"

Aproveito para agradecer a todos os que entusiasticamente me apoiaram, antes, durante e após a prova e assim me ajudaram a vencer a distância. Um grande abraço para todos.


Classificações da 25ª edição da Maratona de Lisboa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

27ª Meia Maratona da Marinha Grande e 7º Figo Jovem

Realizou-se hoje a 27ª edição da Meia Maratona Marinha Grande (distrito de Leiria), prova na extensão de 21097m, que foi ganha pelo queniano Peter Kiplagat com 1h 08m 26s, enquanto no sector feminino a vencedora foi Mónica Rosa do AISICS / GARMIN com 1h 16m 30s.


Partida da 27ª MM Marinha Grande

Paralelamente, para os mais jovens, decorreu a 7ª edição do Figo Jovem

Da ADR Águas Belas participaram os irmãos Mariana e Luís Carlos (na foto) que foram 4º e 5º classificados nos seus escalões.

ADR Águas Belas na Marinha Grande

Depois da Mariana e o Luís Carlos terem prestigiado o nosso clube no Figo Jovem, era hora da partida para a Meia Maratona.

A Susan após a partida teve dores no joelho e optou por parar para não agravar a lesão. Eu parti bem e ainda cheguei a pensar que iria conseguir aqui a minha melhor marca na distância, o que não veio a acontecer. De qualquer forma terminei a prova com 01.16.12 em 12º lugar na geral individual.
Quilómetros iniciais da MM Marinaha Grande

Bom, mesmo muito Bom

 Foram muitos os que lá estiveram, destaco o Amigo Joaquim Adelino e as comitivas do CLAC, Barreira, Vieirense e Casa do Benfica de Abrantes com quem passamos agradáveis momentos.
Almoço em ambiente de festa!

Boa organização, boas lembranças, bons prémios e almoço convívio.
A organização foi do Grupo Desportivo e Recreativo das Figueiras, que felicitamos pela excelente prova que tem e por enriquecer o evento com corridas para os mais jovens.

Classificações da 27ª Meia Maratona da Marinha Grande