domingo, 28 de fevereiro de 2010

I TRAIL TERRAS DE SICÓ- (Condeixa-a-Nova)


Realizou-se no domingo dia 28 de Fevereiro a 1ª edição do Trail Terras de Sicó em Condeixa-a-Nova, na distância de 30 km. Dos 280 inscritos na prova, classificaram-se 247 atletas, tendo como vencedores em masculinos, Carlos Sá - dos Amigos de Montanha de Barcelinhos - com o tempo de 2h09'10 e em femininos a atleta Mónica Filgueira - Individual - com o tempo de 2h55'47.

A partida foi dada às 10h00 junto ao Pavilhão Polidesportivo de Condeixa-a-Nova, partido depois os atletas para Condeixa-a-Velha até às Ruínas de Conímbriga. Seguiu-se um percurso de grande beleza, característica da região.

De Tomar para Condeixa

Juntamente com o Fernando Homem, tal como na Laminha, rumamos ao Sicó. Em Condeixa encontramos o Victor Medeiros e o Tó Zé (do Académico), tomarenses que também aceitaram o desafio.


Fernando Homem e Luís Mota antes da prova

Ao chegar-mos encontramos os Amigos, Pára e Comando (Joaquim Adelino e Mário Lima) e o Costinha que nos indicaram o local da concentração.


Luís, Victor, Fernando e Sousa, após a aventura

Depois de levantar os dorsais, tempo para o café e conversa com os companheiros deste tipo de provas. Lá estavam o Brito e Otília, responsáveis pelos Trilhos do Almourol que se realiza na próxima semana, O Victor Ferreira, organizador da Lamina, o António Bento (tartaruga) e o Nuno Cabeça, bem como praticamente toda a comitiva que se deslocou à Maratona de Sevilha, onde destaco o Amigo Vitorino que tive a felicidade de conhecer nessa viagem e a alegria de o reencontrar hoje na sua terra. A ausência que notei foi a do Valdemar, que também conheci na deslocação à Andaluzia, que completa hoje mais um aniversário e gastara de o ter felicitado hoje pessoalmente, de qualquer forma PARABÉNS Valdemar!


Com o Amigo Vitorino

A minha participação
Sem a presença da família, que foi para o Corta Mato Distrital em Benavente, com a Mariana a ser a 22ª Iniciada e o Luís Carlos o 7º Infantil, efectuei a prova dentro da normalidade que se saldou por um 4º lugar na geral e 2º no escalão de Veteranos 1.

Veteranos 1

Grande organização

Está de parabéns a ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA OMUNDODACORRIDA.COM e todos os que de qualquer forma contribuíram para o sucesso do evento.

Classificações

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Inscrições da 27ª Edição das Três Léguas do Nabão



No dia 7 de Março de 2010, pelas 10h30, dá-se início à 27ª edição das 3 Léguas do Nabão.
Prova popular de atletismo organizada pelo CALMA (Clube de Actividades de Lazer e Manutenção), que se estende a Carvalhos de Figueiredo, Quinta do Falcão, Marianaia, Valbom e Marmelais, com chegada à cidade.

As inscrições estão abertas na sede do CLMA de Tomar com os contactos:

Telef: 249 324356

Fax:29324356

Telemóvel: 917582845
e-mail: calma-clube@sapo.pt

Prevê-se a participação de muitos atletas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

"7º Cross “Rota do Vinho”.

Realizou-se hoje, dia 21 de Fevereiro, na Mata Nacional das Virtudes - Aveiras de baixo, concelho de Azambuja, o "7º Cross “Rota do Vinho”. A organização conjunta da Associação Cultural e Recreativa de Virtudes e Junta de freguesia de Aveiras de Baixo contou com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

Partida veteranos
Uma das melhores provas da região

A Mata das Virtudes é uma zona de excelência para a corrida, muito bem aproveitada pela organização deste Cross.


Luís Mota em prova
A concentração foi pelas 9 horas. Os primeiros a correr, pelas 10.00 horas, foram os veteranos 6000 metros. Na prova Luís Mota foi o terceiro veterano da geral, 1º no escalão M35 (00.21.36) e Susan Mota foi a 3ª veterana.

Veteranas

Veteranos 1
De seguida o almoço, em ambiente de convívio desportivo, na "Taberna do Convento".


Sopa de feijão, “Torricado”, laranja e “Caralhoto no arroz-doce” foi a ementa.


Uma prova simpática com a presença de várias equipas da região. Destaque para a grande comitiva do CLAC do Entroncamento, onde figura o jovem “Canelo”com 85 anos e dos Amigos do Alvitejo com boas prestações.
Agradecimento especial ao treinador do CLAC, professor Mário Abegão, pelo envio das fotos.
Na companhia dos Amigos do Alvitejo

Seguiu-se a entrega de prémios. Os lindíssimos troféus foram da autoria dos alunos da CERCI da Azambuja, um trabalho de artesanato, efectuado em telha com desenho da fachada principal do Convento de Santa Maria das Virtudes. Belo trabalho!


Troféus da autoria dos alunos da CERCI da Azambuja

Antes de partirem, atletas e familiares visitaram o “Convento das Virtudes” restaurado. Um trabalho de boa recuperação de um monumento que estava em risco de derrocada, foi-nos apresentado pela organização com muito orgulho de obra feita.



Convento dasVirtudes restaurado

Mais uma vez fomos muito bem tratados nas Virtudes. Obrigado pela simpatia e pela forma como receberam quem os visitou.

Forte abraço para todos os envolvidos na organização!

Marcha Atlética

Campeonatos de Portugal de Estrada – Olhão

Vera Santos (JOMA) venceu o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada esta manhã em Olhão, no Algarve. Na prova masculina de 20 Kms, Sérgio Vieira (CNRM) sagrou-se campeão e nos 50 Kms, Dionísio Ventura foi o grande vencedor.

Em representação da ADR Águas Belas estiveram, em infantis, Luís Carlos Mota obteve um excelente 4º lugar e a sua irmã, Mariana Mota, 6ª iniciada em prova.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pedalar na Montanha

Dia de treino longo… Foram 84 km de puro prazer.

Penedo Furado - Vila de Rei

Hoje pela Manhã estava Sol. Na companhia do João e do Paulito, partimos para a estrada.

A tarefa não era fácil, eu da corrida a ter de aguentar o andamento da rapaziada do ciclismo, mas lá consegui.

LM com o João Diogo

Foi um treino esgotante, face ao ritmo imposto e ao percurso bastante acidentado. A parte final, Ferreira do Zêzere Tomar, foi rolada sempre acima de 40Kmh.

LM com o Paulito

O itinerário foi espectacular. Tomar – Barragem do Castelo do Bode - Aldeia do Mato - Souto (Sardoal) - Penedo Furado - Vila de rei (Centro de Portugal) - Ferreira do Zêzere – Tomar.
Todas as localidades são de elevada beleza. Venham visitar o Centro de Portugal!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

XXVI MARATÓN CIUDAD DE SEVILLA (2010)


Realizou-se ontem a 26ª Edição da Maratona de Sevilha. A prova com partida e chagada no Estádio Olímpico de Sevilha e o restante percurso pela cidade, teve como vencedor absoluto PHILIP BIWOTT com o tempo de 02.10.38. O melhor português foi José Moreira, 3º lugar, com 02.13.37.

A Comitiva
Juntamente com a família rumamos a Sevilha de véspera, na companhia das famílias Adelino e Almeida, companhia habitual nestas andanças e dos companheiros da Associação “ O Mundo da Corrida”, que gentilmente nos acolheram nesta viagem.

Dia de Maratona
O frio era muito. Deslocamo-nos para o estádio ainda de noite. Quando chegamos já se sentia o ambiente de corrida. Despedi-me da família e com os amigos caminhamos para a zona de partida. Entramos no local onde desejamos chegar durante 40 km, - O túnel da Maratona.

Depois de todo o ritual que antecede a partida, em pleno estádio é chegado o momento.

Tiro de Partida
"Frente da corrida"

A “armada africana” masculina toma a dianteira em elevado ritmo. Mais atrás em femininos sucede o mesmo. Ao segundo quilómetro formo um trio, com 2 espanhóis, entre as comitivas africanas (masc e fem.).
"17 km de companhia"

Ao km 17 tenho uma paragem forçada, quando vejo passar um numeroso grupo, cerca de duas dezenas de atletas onde iam as primeiras femininas. Arranco a tentar colar, o ritmo era forte, ou apanhava o comboio ou ficava só.

"Grupo da liderança feminina"

Assim corri em esforço e consegui colar à meia maratona. Encaixei no ritmo e fui com elas até ao km 34, altura em que começaram os ataques pela liderança e a "corda partiu". Fiquei só na pior altura. Uma longa avenida com vento de frente, o meu ritmo cai. Depois voltei á prova ( cerca de mil metros depois) e ainda consegui apanhar ROBA RADIYA MOHAMED que reboquei, até ao último quilómetro.

A finalizar a Maratona de Sevilha 2010

A africana aproveitou a boleia de outro atleta na descida final.

Entrei na companhia do espanhol Carlos Olmedo no estádio, onde senti o apoio da forte comitiva no Portuguesa. Foram passadas carregadas de grande sentimento .

Terminei a Maratona com 02.39.19. Ao olhar para a bancada a família e Amigos estavem felizes com o meu desempenho.

Com a família no final


Como dizia o Amigo Vitorino, que conheci na viagem:
- Valeu a pena!

Presença Portuguesa
Marcaram presença em Sevilha, as Palavras de Corredor - António Almeida, Pára que não Pára - Joaquim Adelino, Cidadão da Corrida - Fernando Andrade, Correr com Prazer - Víctor Dias, Run in Lisbon - Fernando Carmo, os Amigos do Vale do Silêncio, Mundo da Corrida, CLAC do Entroncamento, RF4Fun, Portorunners, Adercus (Com Luís Silva e Gil Ferreira em bom plano), Maratona CP (Paulo Pinheiro a repetir Triunfo) entre outros.


Melhor português - José Moreira (Dorsal 8)


Mas os holofotes são apontados para os estreantes, entre eles Francisco Primo, do CLAC do Entroncamento.

Francisco Primo - Novo Maratonista

Parabéns a ele e a todos os que participaram na prova.
O apoio


A "Fantástica" comitiva de apoio!

A comitiva portuguesa marcou bem a presença neste evento. Incansável no apoio aos atletas lusos.

No final quando iam a deslocar-se para o transporte para nos trazer de regresso, em pleno estádio ouviu-se do “speeker”de serviço:
- “Obrigado Portugal!”
Uma boa semana para todos!
Classificação Geral da XXVI MARATÓN CIUDAD DE SEVILLA (2010)

Fotos XXVI MARATÓN CIUDAD DE SEVILLA (2010) - Tomaracorrida

domingo, 7 de fevereiro de 2010

24ª Edição da Estafeta Rio Maior – Alcanena

Rio Maior com dupla vitória
Realizou-se hoje a 24ª Edição da Estafeta Rio Maior – Alcanena.
A ligação entre os dois concelhos foi efectuada em corrida. Os atletas, divididos em 6 percursos, foram passando o testemunho desde Rio Maior até à meta instalada em Alcanena.
As equipas de Rio Maior, em seniores Masculinos e femininos, foram as mais rápidas em competição. No escalão de veteranos, a prova foi ganha pela equipa de Vale de Figueira, O Alvitejo.

Águas Belas em terceiro


Vasco Rosa, Carlos Duro, Mário Rosa, Filipe Rosa, Marco Franco e Luís Mota

A equipa foi constituída por: Carlos Duro, Vasco Rosa, Luís Mota, Filipe Rosa, Mário Rosa e Marco Franco (Resumidamente, O Carlos, 3 filhos eu e o Marco).
Corremos no escalão de seniores. Das 20 equipas que partiram a ADR Águas Belas foi a terceira a cortar a meta.

ADR Águas Belas 3ª Equipa

No final foi oferecido almoço a todos os atletas e familiares. Sucedeu-se a entrega de prémios, efectuada pelos autarcas da região.

A minha primeira prova em estafeta


Luís Mota em prova...


Gostei do sentimento de equipa forte que se vive neste tipo de prova. Independentemente dos resultados todos os atletas saem com uma cara de dever cumprido.



A passagem de testemunho para um grande Atleta, Filipe Rosa
Organização de grande qualidade. Bom apoio aos atletas, disponibilidade de transporte, banho quente, “almoço apetitoso”, franco e são convívio desportivo.
Felicito todos os envolvidos na organização ou que de qualquer forma contribuíram para o sucesso deste evento.

Classificações

Obrigado
Gostaria de agradecer aos amigos que me enviaram as fotografias da prova, Susy Marina, do Cartaxo e ao Rui Queixada, do Entroncamento.



Aproveito para agradecer ao amigo Gil, vizinho do rés-do-chão direito, que hoje foi dar um passeio com a esposa e teve a amabilidade de presentear a família Mota com um belo queijo do Sabugal ( e a Susan diz que é bem bom!)
Uma boa semana para todos!


sábado, 6 de fevereiro de 2010

8º Grande Prémio de Atletismo - Malaqueijo- Rio Maior

Partida dos 6000 metros
Englobado no 22º Torneio das Freguesias do Concelho de Rio Maior realizou-se hoje, em Malaqueijo, o 8º Grande Prémio de Atletismo. A organização foi da Comissão de Melhoramentos de Malaqueijo e contou com o apoio de Junta de Malaqueijo, Câmara Municipal de Rio Maior, Guarda Nacional Republicana e comércio e Indústria Local.

De referir que as Inscrições foram gratuitas, troféus para todos os participantes e no final lanche de confraternização para todos. Parabéns a todos os envolvidos na organização.
Rio Maior dominou
Individual e colectivamente foi a equipa de Rio Maior quem dominou. Boa representação do Alvitejo, Torres Novas, Casa do Povo de Pontével e Águas Belas.

João Lopes – Rio Maior, Nuno Nunes – Rio Maior, Hamid Hkim – ADR Águas Belas

Na prova de 6000 metros, em seniores masculinos, 1º João Lopes – Rio Maior, 2º Nuno Nunes – Rio Maior, 3º Hamid Hkim – ADR Águas Belas e 4º Luís Mota – ADR Águas Belas.


Depois do 6º lugar colectivo em São João da Ribeira, ADR Águas Belas obteve o 5º Lugar por equipas

A comitiva era composta por três elementos da família Mota, Mariana (7ª), Luís (4º sen.) e Susan (5ª Vet) e por Hamid Hkim (3º sen.) que se encontra a treinar em Tomar. Colectivamente obtivemos um honroso 5º lugar.

Hamid, Mariana e Susan participaram com o objectivo de ganhar ritmo competitivo e eu de efectuar um treino em competição.


Susan, Mariana, Luís e Hamid em Malaqueijo


Excelente iniciativa. Parabéns a todos os que correram hoje em Malaqueijo!

Informações